A Petrobras concluiu a modernização do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca (PE), ampliando a capacidade de refino de petróleo de 115 mil para 130 mil barris por dia. O investimento de R$ 93 milhões no projeto permitirá o aumento da produção de óleo diesel, reduzindo a necessidade de importação do combustível.
Aumento da produção e impacto no setor
A ampliação faz parte de um processo conhecido como “revamp”, que consiste na revisão e modernização de unidades industriais. A Rnest possui a maior taxa de conversão de petróleo cru em combustível no Brasil, atingindo 70%, o que favorece a produção de diesel S-10.
Em 2024, a refinaria produziu 3,1 milhões de litros de diesel S-10, representando 12% da produção total da Petrobras. Esse volume é suficiente para abastecer 6,7 milhões de caminhões. O diesel S-10 é utilizado em veículos leves e pesados, sendo responsável por 70% do consumo nacional desse combustível.
Transformação de poluentes em produto comercializado
A refinaria também se destaca pela conversão de óxidos de enxofre e nitrogênio em ácido sulfúrico, um insumo comercializado e utilizado no tratamento de água. Esse processo ocorre na unidade U-93 Snox, inaugurada em dezembro de 2024. A estrutura é a primeira das Américas e a terceira do mundo com essa tecnologia.
Duplicação da capacidade de refino
A Petrobras está em processo de contratação para concluir as obras do Trem 2, o que permitirá a duplicação da capacidade de refino da refinaria. A conclusão dessa etapa levará a refinaria a operar com 260 mil barris diários, possibilitando a entrega de 13 milhões de litros de diesel S-10 por dia.
A construção do Trem 2 foi interrompida durante a Operação Lava Jato, que investigou irregularidades nos contratos da refinaria. A Petrobras estima que a conclusão das obras ocorrerá até 2029.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




