Seis atletas brasileiros asseguraram vaga na terceira fase do Mundial de Surfe da Liga Mundial de Surfe (World Surf League – WSL), na etapa de El Salvador. A classificação ocorreu nesta quinta-feira (04/04/2025), segundo dia de disputas na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico. Os surfistas Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid Silva avançaram direto, juntando-se a João Chianca e Yago Dora, que haviam garantido classificação no dia anterior.
A primeira fase das baterias masculinas foi interrompida na quarta-feira (03/04/2025) devido às condições adversas do mar e foi retomada nesta quinta-feira. No torneio feminino, a única representante brasileira, Luana Silva, ainda não estreou.
Classificação dos brasileiros
O primeiro a se classificar nesta quinta-feira foi Ítalo Ferreira, líder do ranking mundial, que competiu contra o australiano George Pittar e o paraguaio Bryan Perez. Pittar obteve nota 7.00, mas Ítalo garantiu sua vaga ao executar um aéreo e uma sequência de manobras, alcançando nota 8.00 e totalizando 14.67 pontos. O australiano também avançou, com 14.17, enquanto Perez, com 8.80, foi para a repescagem.
Na sequência, Filipe Toledo e Ian Gouveia se classificaram em uma bateria contra o mexicano Aln Cleland. Toledo obteve o maior somatório da etapa até o momento, com 15.77 pontos, e Gouveia avançou com 10.90. Cleland, com 10.34, disputará a repescagem.
Na última bateria do dia, Deivid Silva e Miguel Pupo enfrentaram o norte-americano Jake Marshall. Marshall terminou em primeiro, com 12.16 pontos, enquanto Deivid Silva conquistou a segunda vaga ao somar 9.56 pontos, ultrapassando Pupo, que ficou com 9.29 e terá que disputar a repescagem.
Outros três brasileiros também terão que passar pela repescagem para tentar chegar à terceira fase: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo.
Disputas femininas adiadas
Após o término das baterias masculinas, as provas femininas seriam iniciadas, mas foram adiadas devido à maré baixa. A única representante brasileira na competição, Luana Silva, ainda aguarda sua estreia. A surfista Tatiana Weston-Webb, que já representou o Brasil em competições internacionais, anunciou uma pausa na carreira até o final do ano para tratar questões de saúde física e mental.
A janela de competições da etapa de El Salvador seguirá aberta até o dia 12 de abril, período no qual os organizadores avaliarão as melhores condições do mar para dar continuidade às disputas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




