A celebração do Domingo de Ramos, realizada no domingo (13/04/2025), marcou o início da Semana Santa na Bahia com intensa participação de fiéis e visitantes. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e integra o calendário de ações para fortalecimento do turismo religioso no estado.
A Procissão de Ramos saiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, onde foi realizada uma missa campal presidida pelo cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. O religioso explicou que a celebração representa o início da jornada cristã rumo à Páscoa, com a rememoração da entrada de Jesus em Jerusalém e sua crucificação.
Durante o percurso, participantes manifestaram sentimentos de fé e devoção. A fiel Fátima Silva, integrante do movimento Legião de Maria, destacou o compromisso dos católicos com valores como caridade e solidariedade. A procissão atraiu também a atenção de turistas franceses, que acompanharam o cortejo na Rua Chile, registraram imagens do evento e interagiram com os fiéis.
A Semana Santa representa um dos períodos de maior movimentação de turistas nas 13 zonas turísticas da Bahia, segundo a Setur-BA. Entre os principais eventos estão os espetáculos da Paixão de Cristo em Bom Jesus da Lapa (Caminhos do Oeste) e Esplanada (Costa dos Coqueiros), a Procissão do Fogaréu em Serrinha (Caminhos do Sertão) e a Feira de Caxixis em Nazaré (Baía de Todos-os-Santos). Essas atividades contam com o apoio do Governo do Estado por meio da Setur-BA e de outras pastas.
De acordo com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, a Bahia se destaca por manter o fluxo turístico mesmo fora da alta temporada. O feriado da Semana Santa é apontado como um período de atração para públicos diversos, com visitantes em busca de experiências religiosas, culturais ou de lazer.
A atuação da Setur-BA inclui o apoio logístico e promocional aos eventos e a articulação com o setor hoteleiro e de transportes, com foco na infraestrutura receptiva e na ampliação da oferta de serviços turísticos. O voo direto entre Paris e Salvador, operado pela Air France, integra essas estratégias e foi destacado pela presença de turistas europeus nas celebrações.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




