O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (03/04/2025) o Projeto de Lei 610/2021, que cria a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer e Vítimas de Escalpelamento. O projeto, de autoria da Câmara dos Deputados, segue para sanção presidencial.
Objetivo da campanha
A iniciativa tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer que enfrentam queda capilar devido à quimioterapia, bem como para vítimas de acidentes que resultam no arrancamento brusco do couro cabeludo, como os ocasionados por hélices de barcos.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou que essa pauta tem grande impacto na região amazônica, onde mulheres e crianças são frequentemente vítimas de escalpelamento em embarcações sem proteção adequada.
Implementação e coordenação da campanha
De acordo com o texto aprovado, a campanha será coordenada pelo governo federal, com participação de organizações da sociedade civil, e ocorrerá anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro. Durante esse período, serão promovidas ações informativas sobre os procedimentos e os locais para doação de cabelos.
A relatora do projeto no Senado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), apresentou parecer favorável e ressaltou que a doação de cabelos para a confecção de perucas ainda é insuficiente, tornando o acesso a perucas naturais inviável para pessoas de baixa renda.
Para viabilizar a iniciativa, a senadora propôs uma emenda para substituir a menção ao Ministério dos Direitos Humanos pelo Poder Executivo Federal, garantindo que a responsabilidade pela campanha fique a cargo do governo federal.
*Com informações da Agência Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




