SPM Bahia lança guia para enfrentamento à violência de gênero durante Fórum de Gestoras

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) promove, nesta quinta-feira (03/04/2025) e sexta-feira (04/04/2025), o Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres, no Hotel Fiesta, em Salvador. O encontro reúne cerca de 150 representantes municipais e estaduais para alinhar ações voltadas à promoção da igualdade de gênero e apresenta um guia para a criação e fortalecimento de organismos e conselhos municipais de políticas para mulheres.

A secretária da SPM, Neusa Cadore, destacou que o evento busca ampliar o diálogo entre diferentes esferas de governo e contribuir para a expansão das políticas específicas em todos os municípios da Bahia. Segundo ela, é fundamental que os municípios estejam atentos às necessidades das mulheres, como acesso a creches, atenção básica à saúde, educação em tempo integral, autonomia econômica e qualificação profissional.

Programação e debate sobre políticas públicas

A programação inclui mesas temáticas sobre políticas públicas, enfrentamento às violências de gênero, inclusão socioprodutiva de mulheres e planejamento orçamentário para a equidade de gênero. A secretária de Mulheres e Juventude de Juazeiro, Érica Daiane Costa, afirmou que as discussões servirão para a elaboração de propostas específicas para o município, que implantou uma Secretaria para Mulheres há três meses.

Para Samehy Pataxó, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, o Fórum é uma oportunidade de aproximar o Estado das necessidades locais. Segundo ela, a iniciativa busca orientar municípios que ainda não possuem uma Secretaria Municipal específica, promovendo a integração das políticas públicas.

Presença de representante do Ministério das Mulheres

Nesta sexta-feira (04/04/2025), a programação contará com a presença da secretária nacional do Ministério das Mulheres, Fátima Silva, que ministrará uma palestra sobre a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para o segundo semestre de 2025. O evento também prevê a instituição de um fórum estadual de gestoras públicas, que dará continuidade às ações iniciadas no encontro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading