A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) concluiu uma série de ações de vigilância ativa para febre aftosa, com visitas a 14 propriedades rurais e vistoria de 2,7 mil bovinos. As atividades ocorreram entre os dias 23 e 25 de abril, em seis municípios do território Bacia do Paramirim: Ibipitanga, Caturama, Rio dos Pires, Botuporã, Macaúbas e Paramirim.
O trabalho foi executado por três equipes técnicas da Adab, com o objetivo de orientar os produtores sobre a atuação na zona livre sem vacinação para febre aftosa. Durante as visitas, também foi divulgado o novo período de atualização cadastral dos rebanhos, programado para ocorrer entre 1º de julho e 15 de agosto de 2025.
Segundo José Neder, médico-veterinário da Adab e responsável técnico pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa na Bahia (PNEFA-BA), as visitas buscaram reforçar a conscientização dos criadores sobre a identificação de sinais clínicos da febre aftosa, além de orientar sobre o protocolo de notificação de suspeitas. A recomendação é que qualquer sinal da doença seja imediatamente comunicado por meio dos canais oficiais da Adab (site, escritório ou telefone).
A ação integra o processo de manutenção do status sanitário do estado, que está inserido em região com reconhecimento internacional como zona livre sem vacinação. De acordo com a agência, as atividades de vigilância serão retomadas em outubro de 2025, com a previsão de ampliar a cobertura para outros municípios ainda não visitados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




