A edição 2025 do Arraiá do Comércio será realizada entre os dias 07 e 15 de junho, na Praça Bernardino Bahia, no centro de Feira de Santana. O evento, tradicional no calendário junino do município, tem como objetivo antecipar as celebrações de São João, fomentar a cultura local e impulsionar a economia do comércio feirense.
Na manhã desta terça-feira (13/05/2025), uma reunião entre o prefeito José Ronaldo, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, o secretário de Governo, Neto Bahia, e o presidente do Sicomércio Feira, Marco Silva, definiu os principais pontos da organização do evento.
O Arraiá do Comércio contará com programação diária entre 10h e 22h, com apresentações culturais, trios de forró pé-de-serra, quadrilhas juninas, shows musicais e comercialização de produtos artesanais e gastronômicos. Serão aproximadamente 40 tabuleiros, uma nova estrutura para o espaço do artesanato, e a participação de iniciativas como a Rede Recostura, o Grupo de Mulheres e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO). As atividades no Mercado de Arte Popular também serão mantidas durante o período.
Durante os dias de realização, o comércio local funcionará em horário estendido, das 8h às 20h, com o objetivo de atender à demanda ampliada gerada pelo evento. Essa medida também possibilita que comerciários participem das atividades culturais no encerramento de seus expedientes.
A expectativa da organização é de que mais de 80 mil pessoas participem do evento, promovido com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, SESC, SENAC e Sicomércio. A ação também visa aumentar em 20% a geração de empregos temporários no comércio e nos serviços relacionados ao evento.
De acordo com o secretário Cristiano Lôbo, o Arraiá do Comércio reforça a identidade cultural local e gera impacto direto nos setores de confecção, calçados, alimentação e bebidas, com reflexos positivos nas vendas e nos índices de movimentação financeira.
O presidente do Sicomércio, Marco Silva, destacou que Feira de Santana está preparada para se consolidar como destino junino no cenário baiano e nordestino, com estrutura urbana e tradição suficientes para atrair turistas. Segundo ele, nas edições anteriores houve um aumento de até 20 mil pessoas por dia na área central da cidade, especialmente em datas como o Dia dos Namorados, que coincide com o período do evento.
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