Brasil e Portugal anunciaram novas contribuições para as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Ministerial sobre Operações de Manutenção da Paz, encerrada nesta quarta-feira (14/05/2025) na Alemanha. O evento contou com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, que elogiou a participação dos países-contribuintes e reforçou a importância de apoio militar e tecnológico diante dos crescentes desafios enfrentados pelos capacetes azuis.
Em pronunciamento ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz, Guterres destacou que as missões de paz lidam atualmente com um número recorde de conflitos, ameaças de terrorismo, crime transnacional e ataques direcionados por drones e dispositivos explosivos improvisados, além de campanhas de desinformação. Segundo ele, a colaboração dos Estados-membros é essencial para assegurar a continuidade e a efetividade dessas operações.
O Brasil comprometeu-se com a oferta de cursos de capacitação para tropas de paz, abrangendo temas como engenharia, desminagem, inteligência e prevenção de exploração e abuso sexual. O país também irá sediar um curso de Operações de Paz voltado exclusivamente para mulheres, reforçando a participação feminina em ambientes operacionais de conflito.
Portugal, por sua vez, anunciou a criação de uma equipe policial especializada em controle de distúrbios civis e a realização de uma oficina sobre adaptação climática em missões de paz, aberta à participação de todos os países que contribuem com tropas e forças policiais. As ações visam preparar melhor os contingentes internacionais para atuar em contextos afetados por mudanças ambientais extremas.
Durante o evento, a Alemanha reafirmou seu apoio à ONU, destacando-se como um dos principais países doadores e participantes de missões de paz. Atualmente, o país mantém cerca de 200 soldados em missões da ONU ao redor do mundo. O governo alemão também anunciou um investimento de € 82 milhões destinados a treinamento, fornecimento de equipamentos, uso de energia renovável e transformação digital das operações.
Guterres alertou sobre a crise financeira enfrentada pelas operações de paz e apelou para que todos os Estados-Membros realizem os pagamentos de suas contribuições em dia e de forma integral. Segundo ele, uma avaliação interna está em andamento para tornar as operações mais eficazes e resilientes, inclusive em contextos em que “não há paz a ser mantida”.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




