Câmara dos Deputados aprova projeto que autoriza Banco do Nordeste a criar subsidiárias

A Câmara dos Deputados aprovou, na segunda-feira (26/05/2025), o Projeto de Lei 1708/25, que autoriza o Banco do Nordeste (BNB) a criar subsidiárias integrais ou controladas para atuar nos setores de seguros, previdência, capitalização e atividades complementares ao setor financeiro. O projeto, de autoria do Poder Executivo, segue agora para análise no Senado Federal.

Segundo o governo, a criação dessas empresas controladas tem como objetivo aprimorar os processos de governança, ampliar a capacidade operacional e garantir maior agilidade na adequação às normas regulatórias do mercado financeiro. A medida segue modelos adotados por outras estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

Atuação no mercado financeiro

De acordo com o texto aprovado, a autorização permite que o BNB constitua subsidiárias integrais voltadas a atividades como banco de investimento e participações, além de operar em outros ramos financeiros.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), que relatou a proposta, destacou que a criação das subsidiárias é uma exigência do mercado financeiro para fortalecer a atuação do banco como agente de desenvolvimento regional.

É uma adaptação necessária às práticas adotadas pelas grandes instituições públicas, reforçando a competitividade do BNB”, afirmou.

Guimarães também ressaltou que o BNB desempenha papel estratégico no financiamento de projetos estruturantes, tanto públicos quanto privados, especialmente no Nordeste brasileiro.

Divergências no plenário

O deputado Helder Salomão (PT-ES) defendeu a proposta, afirmando que a medida proporciona ao BNB mais eficiência, agilidade e competitividade, elementos essenciais para ampliar sua capacidade de financiamento no Nordeste.

O deputado Charles Fernandes (PSD-BA) também se posicionou favoravelmente, destacando que o BNB é o principal parceiro no desenvolvimento de pequenos municípios nordestinos.

Por outro lado, parlamentares da oposição manifestaram críticas. O deputado General Girão (PL-RN) questionou a gestão da instituição, alegando que o banco sofre com excesso de interferência política, o que comprometeria sua eficiência.

O deputado Luiz Lima (Novo-RJ) também se posicionou contra, apontando preocupações com a gestão pública e nomeações políticas no histórico do banco, argumentando que ampliar suas atribuições sem resolver esses problemas pode trazer riscos administrativos.

Próximos passos

Com a aprovação na Câmara, o Projeto de Lei 1708/25 segue para apreciação no Senado Federal, onde passará pelas comissões temáticas antes de ser votado em plenário.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading