O projeto de construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), idealizado pela Santa Casa de Feira de Santana, recebeu manifestação de apoio do Poder Legislativo local para a destinação de recursos por meio de emendas impositivas. A iniciativa foi apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal, após exposição da provedora da instituição, Fernanda Maiara Reis Góes, na Tribuna Livre.
Projeto e apresentação na Câmara Municipal
O Hospital Baiano de Oncologia está em fase de trâmites para aprovação junto aos órgãos competentes. A Santa Casa informou que a unidade terá aproximadamente 220 leitos, incluirá salas para cirurgias com tecnologia robótica e serviços de alta complexidade para tratamento do câncer, ampliando a capacidade de atendimento regional.
Fernanda Reis destacou que o câncer apresenta crescimento significativo e a atual demanda supera a capacidade da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), mantida pela Santa Casa. A Unacon realiza, em média, quatro mil consultas mensais, além de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.
Apoio dos parlamentares e destinação de emendas
Diversos vereadores manifestaram compromisso em direcionar parte das emendas impositivas ao projeto. O vereador Jorge Oliveira (PRD) ressaltou o empenho da equipe do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), outra unidade da Santa Casa, e pediu planejamento para destinar recursos.
O vereador Zé Curuca (União) anunciou aumento na verba destinada à instituição, passando de R$ 300 mil em 2024 para R$ 500 mil em 2025, reforçando a importância do projeto para salvar vidas. Silvio Dias (PT) e Lu de Ronny (PV) também garantiram apoio financeiro, ressaltando o impacto positivo do hospital no tratamento oncológico regional.
Importância e impacto para a saúde pública
O HDPA é referência em tratamento oncológico e renal no estado da Bahia, com serviços que abrangem transplantes renais e cardiologia, incluindo uma sala de hemodinâmica para intervenções cardiovasculares. A Santa Casa também oferece residência médica em especialidades como oftalmologia e ortopedia, com foco em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A provedora Fernanda Reis enfatizou que cerca de 80% a 90% dos atendimentos realizados pela instituição são destinados a pacientes do SUS, reforçando o papel da Santa Casa na assistência pública. Ela destacou ainda que os recursos das emendas impositivas são essenciais para manter e ampliar esses serviços.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




