A rede municipal de Saúde de Feira de Santana realizou, entre janeiro e maio de 2025, um total de 16.018 curativos em pacientes com feridas de difícil cicatrização ou que exigem cuidados específicos. Apenas no mês de abril, foram contabilizados 3.510 procedimentos.
O atendimento é disponibilizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) — incluindo aquelas que operam no modelo Saúde na Hora, com funcionamento até as 21h —, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) e no Programa de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme. Além disso, pacientes em situação de urgência ou emergência, internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou policlínicas, também têm acesso ao serviço.
A assistência conta com o suporte da Comissão de Pele e Curativos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que desenvolve protocolos técnicos para padronizar o atendimento, visando eficiência no processo de cicatrização e na condução dos casos.
- “O trabalho da comissão é essencial para o acompanhamento e a evolução clínica dos pacientes. Além de orientar os profissionais das unidades, o grupo também intervém diretamente quando há necessidade de uma assistência especializada, sempre mediante solicitação das equipes”, esclarece a enfermeira Vanessa Braga, membro da comissão e coordenadora de policlínicas e UPAs.
De acordo com dados da comissão, em 2024 foram realizados 39.187 curativos, dos quais 12.512 no CADH, 1.134 no Programa de Anemia Falciforme e 4.352 nas unidades de urgência e emergência. O restante foi realizado nas unidades da Atenção Primária à Saúde, que concentra a maior parte da demanda.
“Garantir o tratamento indicado ao paciente é essencial para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida”, complementa Vanessa Braga, reforçando a importância dos protocolos adotados e da capacitação contínua das equipes de saúde.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




