Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam produções na 3ª Feira Literária de Capim Grosso

O primeiro dia da 3ª Feira Literária de Capim Grosso foi marcado pela participação ativa de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentaram produções literárias, declamações de poesias e atividades culturais. Com o tema “Cultura que floresce no sertão”, o evento teve início nesta quinta-feira (08/05/2025) e seguiu até sábado (10/05/2025), reunindo cerca de 500 estudantes ao longo da programação.

A programação incluiu apresentações artísticas, exposições culturais, palestras sobre clubes de leitura e exibição de projetos educacionais realizados pelas unidades escolares do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe (NTE 15). Os estandes foram organizados para divulgar iniciativas desenvolvidas em sala de aula e em atividades extracurriculares.

Durante a abertura do evento, a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, ressaltou a relevância do espaço para os estudantes. Segundo ela, a feira amplia o acesso à leitura e ao livro, fortalecendo as práticas pedagógicas por meio de manifestações culturais integradas à educação.

O estudante Rafael Mendes, de 17 anos, matriculado no 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Berilo Vilas Boas, em São José do Jacuípe, apresentou a poesia autoral intitulada “Banquete”. A performance foi recebida com aplausos pelo público presente. A atividade fez parte das ações de incentivo à produção literária dentro das escolas da rede estadual.

O evento também contou com manifestações artísticas, exposições fotográficas e apresentações musicais. No palco principal, o Coral Jovem do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro apresentou um repertório que integrou o encerramento da programação noturna do primeiro dia.

Além da presença estudantil, a feira contou com apresentações de artistas nacionais, como Elba Ramalho e Edson Gomes, que participaram da abertura oficial do evento, ampliando o alcance das atividades e fortalecendo a conexão entre cultura, literatura e juventude.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading