O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (26/05/2025) que o governo norte-americano irá revogar “ativamente” os vistos de estudantes chineses, como parte de uma política de endurecimento nas relações bilaterais. A decisão atinge principalmente aqueles com ligações com o Partido Comunista Chinês ou que atuam em áreas classificadas como críticas.
“Revisaremos os critérios de vistos para aprimorar o escrutínio de todos os futuros pedidos provenientes da República Popular da China e de Hong Kong”, declarou Rubio em comunicado oficial.
A declaração ocorreu após o anúncio da suspensão dos agendamentos de novos vistos para estudantes e intercambistas chineses. Segundo dados do próprio governo norte-americano, estudantes chineses estão entre as principais fontes de receita das universidades dos Estados Unidos.
Impacto no setor educacional dos EUA
Universidades norte-americanas, como Harvard, reagiram negativamente. Atualmente, estudantes internacionais representam mais de 25% da comunidade acadêmica da instituição.
Em nota, a administração de Harvard manifestou preocupação com os efeitos da medida sobre a diversidade acadêmica e a sustentabilidade financeira das universidades.
Justificativas do governo dos EUA
O governo, sob a gestão de Donald Trump, argumenta que a decisão tem como objetivo combater a influência do Partido Comunista Chinês e enfrentar episódios de antissemitismo nas universidades americanas.
A política também se conecta a uma diretriz mais ampla já adotada anteriormente, que prevê a restrição de vistos para autoridades estrangeiras que, segundo o governo, limitam a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos.
Reação internacional
O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu imediatamente. Em nota oficial, Pequim solicitou que Washington “salvaguarde os direitos e interesses legítimos dos estudantes internacionais”.
No Brasil, a decisão repercutiu com interpretação política. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que “a decisão de conceder ou não vistos é prerrogativa exclusiva do país emissor”, em resposta a questionamentos sobre eventuais reflexos da medida em outros contextos diplomáticos.
Verificação de redes sociais será exigida
Além da revogação ativa dos vistos, o governo norte-americano comunicou que passará a verificar as redes sociais de todos os estrangeiros que solicitarem visto de estudante, como parte do processo de segurança nacional.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




