A Feira da Cidade, iniciativa cultural e econômica consolidada em Salvador, inicia a sua agenda comemorativa de 10 anos, com uma edição especial no município de Mucuri, no extremo sul da Bahia. As atividades ocorrerão na Praça Olly Zeferino Kock (Praça do Bradesco), no sábado e no domingo (24 e 25/05/2025).
O evento, com formato multilinguagem, terá programação gratuita voltada à valorização da cultura local e estímulo à economia criativa, reunindo gastronomia, música, oficinas e exposições. A ação também promove visibilidade a empreendedores e artistas baianos, em um circuito que percorrerá outras cidades do estado até agosto.
Programação diversificada e atrações confirmadas
No sábado, o público terá acesso a atividades de bem-estar, como aulas de Jiu-Jitsu, além de manifestações culturais regionais, incluindo Maculelê e apresentações do grupo Samba de Viola, da comunidade quilombola de Helvécia. Estão previstas ainda atividades infantis, como oficinas com tintas naturais, grafismos e pintura corporal indígena, conduzidas por representantes da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, que também apresentarão o prato típico Peixe Peroá servido na Folha de Patioba.
O destaque musical de sábado será o show de Jeremias Gomes, às 19h, com repertório de reggae produzido na Bahia, influenciado por seu pai, o cantor Edson Gomes.
No domingo, a programação inclui roda de capoeira e forró com o grupo Fogo na Saia, que também realizará uma quadrilha de São Pedro, tradicional da região. O encerramento da edição de Mucuri contará com show musical com repertório de rock, jazz, blues e MPB.
A lista de expositores inclui: Artesanato Shello, Mucurana by Vane, Andreia Rocha Lyra, Tipo de Minas Artesanato, Marlucia Lima, Du Porto Artes e Presentes, Art Papê, Celinha Artesanato Místico e Vida’s Artes e Criações.
Mais informações podem ser acessadas no perfil oficial do evento no Instagram: @a_feira.
Histórico e expansão do festival
Criada em Salvador, a Feira da Cidade completa 10 anos de atividades em 2025, com um total de 300 edições realizadas, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e cerca de 1 milhão de visitantes. O evento já recebeu artistas como Baiana System, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz, Paulinho Boca e Cortejo Afro.
A idealizadora e coordenadora do projeto, Carla Maciel, afirma que a Feira representa uma plataforma de estímulo à economia criativa e à ocupação cultural dos espaços públicos.
Após Mucuri, o festival segue para Eunápolis nos dias 31/05 e 01/06, e para Itabuna nos dias 07 e 08/06. As próximas cidades confirmadas incluem Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Feira de Santana, Camaçari e Salvador, com edições programadas até agosto.
Patrocínio e apoio institucional
A edição comemorativa do festival conta com patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.
A Bahiagás, segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do país, está presente em mais de 20 municípios baianos, com 1.300 km de gasodutos e mais de 90 mil clientes. A empresa investe em ações culturais, esportivas e sociais, tendo destinado R$ 14 milhões em projetos culturais em 2024 e aproximadamente R$ 7 milhões no Carnaval da Bahia de 2025.
Parte das cidades contempladas pelo festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste, maior duto de gás natural em construção no Brasil, com 306 km de extensão entre Itagibá e Brumado, conectando 12 municípios baianos.










Deixe um comentário