A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, sedia, entre 10 a 18 de maio, a edição 2025 do Bembé do Mercado, considerado o maior candomblé de rua do mundo e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. O evento chega à sua 136ª edição com uma programação que inclui atos religiosos, apresentações culturais, feiras, seminários, oficinas e rodas de conversa.
A cerimônia principal ocorre na terça-feira (13/05/2025), com início às 5h, com alvorada e hasteamento da bandeira no Largo do Mercado, seguida da lavagem do busto de João de Obá e de um café comunitário. Durante todo o dia, a cidade recebe apresentações de samba de roda, além da cerimônia oficial de abertura, que contará com a presença de autoridades locais, estaduais e representantes dos povos de santo.
O Governo do Estado da Bahia apoia a realização do evento por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Turismo (Setur) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A ação é viabilizada via edital João de Obá, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A programação conta com a participação de mais de 60 terreiros de candomblé, distribuídos em 65 atividades gratuitas, como xirês, cortejos, exposições, lançamentos de livros, missas e oficinas. O encerramento da festa será no domingo (18/05/2025), com a entrega de presentes às orixás Iemanjá e Oxum na Praia de Itapema.
Entre quinta-feira (15/05/2025) e sábado (17/05/2025), o Mercado Municipal será o centro de ações voltadas à economia criativa e solidária, com a realização da 3ª Feira Empreendendê, da Feira Artesanato da Bahia e da Feira Fuzuê, funcionando das 10h às 21h.
No sábado (10/05/2025), a Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), da Sudecult/SecultBA, promoveu um encontro com Pontos e Pontões de Cultura do Recôncavo, com foco na certificação cultural e fortalecimento da rede local. O território possui cerca de 100 grupos culturais reconhecidos, sendo o segundo maior da Bahia. Através dos editais Cultura Viva Bahia – Ano I, estão sendo investidos mais de R$ 1 milhão na região.
Segundo o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o apoio ao Bembé do Mercado reafirma o compromisso do Estado com a diversidade cultural, o patrimônio imaterial e o enfrentamento à intolerância religiosa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




