A Bahia alcançou 100% de adesão dos seus 417 municípios no Dia D da vacinação contra a gripe, realizado neste sábado (10/05/2025), como parte da campanha nacional de imunização. A mobilização teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os públicos prioritários e reforçar a prevenção de síndromes respiratórias no estado.
Em Salvador, a campanha contou com um drive-thru de vacinação no estacionamento do Centro de Convenções, organizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. A mobilização começou na sexta-feira (09/05/2025), quando 899 doses foram aplicadas no local, de acordo com a coordenadora de imunização da capital, Doiane Lemos.
A expectativa, segundo a gestora, era superar esse número durante o sábado. A coordenadora destacou que a procura da população tem sido significativa, evidenciando o entendimento coletivo sobre a importância da vacinação contra a gripe, sobretudo às vésperas do período mais frio do ano.
A ação contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, que reforçou a relevância da vacinação como instrumento de proteção coletiva. Para Santana, a imunização contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a diminuição de internações por doenças respiratórias.
Também presente, o vice-governador Geraldo Júnior afirmou que as ações foram organizadas em diferentes pontos do estado, incluindo ruas, shoppings e unidades de saúde. Segundo ele, o governo tem como prioridade garantir o acesso à vacina em todos os territórios.
A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas na Bahia, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Outros grupos elegíveis são puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, integrantes das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, dos Correios, da área portuária, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Até o momento, mais de 880 mil doses da vacina já foram aplicadas no estado, que ocupa a quinta posição nacional em cobertura vacinal. A Bahia também registrou queda de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A vacinação continuará nos postos de saúde dos municípios nos próximos dias, com a meta de ampliar a cobertura entre os grupos prioritários e prevenir o agravamento de doenças respiratórias durante o outono e o inverno.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




