As forças de segurança da Itália deflagraram, nesta quarta-feira (21/05/2025), uma megaoperação contra a máfia calabresa ‘Ndrangheta, considerada a organização criminosa mais poderosa e rica do país. A operação tem como foco o combate ao tráfico internacional de cocaína, com rotas que incluem Brasil, Colômbia e Panamá.
O Ministério Público italiano informou que a ação mobilizou 200 agentes e resultou na emissão de 97 mandados de prisão, sendo 81 de prisão preventiva e 16 de prisão domiciliar. A operação aconteceu na Calábria, base histórica da organização, e se estendeu para outras cidades, como Roma, Milão, Bolonha, Rimini, Verona e Turim.
Esquema de tráfico internacional de cocaína
De acordo com os carabineiros, responsáveis pela operação, a ‘Ndrangheta mantinha uma estrutura organizada para importar cocaína escondida em contêineres marítimos, provenientes principalmente de portos no Brasil, Colômbia e Panamá.
O entorpecente chegava ao porto de Gioia Tauro, na Calábria, onde trabalhadores portuários eram corrompidos para retirar a droga dos contêineres. A partir desse ponto, a distribuição era feita por meio de uma rede interna de logística, abastecendo diversas regiões da Itália e da Europa.
Infiltração em órgãos públicos e extorsão
Além do tráfico, a investigação revelou que a máfia atuava de forma intensa na extorsão de empresários locais e na infiltração de administrações públicas, principalmente para obter informações privilegiadas sobre processos de licitação e influenciar atividades econômicas.
As autoridades ainda não divulgaram quantos dos suspeitos já estavam detidos por outras acusações antes do cumprimento dos mandados nesta operação.
A máfia mais poderosa da Itália
A ‘Ndrangheta é reconhecida como a organização mafiosa mais poderosa da Itália, tendo superado grupos como a Cosa Nostra (Sicília) e a Camorra (Nápoles). O grupo possui presença ativa em mais de 40 países, com forte influência nas rotas internacionais de cocaína, especialmente para a Europa, onde detém quase monopólio desse mercado ilícito.
Origem e histórico da ‘Ndrangheta
Segundo a criminologista Anna Sergi, da Universidade de Essex (Reino Unido), o nome ‘Ndrangheta deriva de termos gregos que significam “grupo de homens de honra” ou “ação militar”. Embora suas atividades criminosas sejam documentadas desde o século XIX, a organização só foi oficialmente reconhecida como máfia pela legislação italiana em 2010.
A máfia calabresa ganhou notoriedade internacional nas décadas de 1980 e 1990, em grande parte devido a uma série de sequestros de alto perfil. Entre eles, está o caso do sequestro, na década de 1970, do neto do magnata norte-americano John Paul Getty, ocorrido em Roma.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




