Na manhã desta terça-feira (06/05/2025), o Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Feira de Santana recebeu a visita técnica da equipe do programa Educar para Valer, oriunda da cidade de Sobral (CE). O objetivo principal da visita foi avaliar os níveis de aprendizagem dos alunos nas etapas iniciais da rede municipal de ensino.
O evento contou com a presença das diretoras das dez maiores escolas da rede municipal, selecionadas com base no impacto positivo apresentado nas avaliações nacionais. Durante a reunião, foi realizada uma análise detalhada dos resultados e discutidas estratégias personalizadas de melhoria para cada unidade escolar.
A visita técnica faz parte do programa Novos Caminhos da Educação, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum. O programa visa garantir a alfabetização na idade certa e o avançar da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a iniciativa utiliza avaliações diagnósticas, formação continuada para os educadores e acompanhamento das escolas e estudantes.
De acordo com a articuladora do programa, Keila Braga, durante a visita foram apresentados os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas no início do ano, com uma análise tanto geral do município quanto individualizada por escola.
“Os gestores já tinham acesso a esses dados, e neste momento fizemos trocas importantes, além de apresentar a possibilidade de um plano de intervenção para as turmas com maiores dificuldades”, explicou Keila Braga.
Enquanto a visita técnica ocorria, foi promovida uma formação voltada aos coordenadores pedagógicos das escolas participantes, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A continuação do evento seguiu nesta quarta-feira (7), com um foco específico para gestores escolares.
“A formação inclui a participação dos coordenadores das escolas dos Anos Iniciais que fazem parte do programa”, completou Keila.
A coordenadora de implementação do programa Educar para Valer, Vanessa Menezes, ressaltou a importância da devolutiva da avaliação diagnóstica e o foco no planejamento de intervenções para garantir a aprendizagem dos alunos.
“Discutimos como as crianças chegaram a 2025 e analisamos as intervenções possíveis para promover avanços no ensino”, destacou.
Vanessa ainda informou que, nesta edição, foi a primeira vez que o encontro reuniu as dez maiores escolas da rede municipal.
“A ideia é ampliar esse trabalho, envolvendo mais unidades escolares em momentos de análise, reflexão e planejamento”, finalizou.
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