A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana anunciou que irá prestar suporte técnico e operacional para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios de Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo e Pintadas. A decisão foi firmada durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26/05/2025), com a participação de representantes das quatro cidades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, o município está comprometido em fornecer apoio para que as cidades consigam viabilizar a implantação do serviço, considerado essencial para o atendimento de urgências e emergências na região.
“Feira de Santana dará suporte técnico completo, esclarecendo dúvidas e orientando os processos necessários para que o SAMU comece a funcionar nos municípios parceiros”, afirmou Rodrigo Matos durante a reunião.
A medida tem como objetivo ampliar a cobertura do SAMU na região de saúde de Feira de Santana, alinhando-se às diretrizes de regionalização dos serviços públicos de saúde. Rodrigo Matos reforçou que a proposta visa garantir a universalização do acesso ao atendimento pré-hospitalar de urgência, beneficiando diretamente as populações dos quatro municípios.
Reunião formaliza apoio intermunicipal
Participaram da reunião, além de Rodrigo Matos, a coordenadora do SAMU regional de Feira de Santana, Rita de Oliveira Lima, os prefeitos de Ipirá, Thiago do Vale; de Baixa Grande, Adroaldo dos Santos; de Mundo Novo, Ana Paula Costa, e a secretária de Saúde de Pintadas, Norma Lene Rios, que representou o prefeito do município.
A iniciativa também está alinhada ao fortalecimento da Rede de Atenção às Urgências, promovendo uma atuação integrada e eficiente entre os municípios da região.
Atualmente, o SAMU Regional de Feira de Santana já oferece suporte a diversos municípios do entorno, sendo referência no atendimento móvel de urgência no interior da Bahia. A ampliação desse serviço para Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo e Pintadas representa um avanço nas políticas públicas de saúde da região.
Próximos passos
O processo de implantação envolve capacitação de equipes, adequação da estrutura física, definição de fluxos operacionais e formalização dos protocolos de atendimento, além da integração plena com a central de regulação do SAMU de Feira de Santana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




