Banco Mundial prevê crescimento econômico mais lento em 2025

O Banco Mundial divulgou o relatório Perspectivas Econômicas Globais 2025, indicando que o crescimento econômico mundial apresentará o ritmo mais lento desde 2008, com redução nas projeções para quase 70% das economias, entre países pobres e ricos. Segundo o documento, o crescimento global deve desacelerar para 2,3% em 2025, cerca de meio ponto percentual abaixo da previsão inicial, mas sem risco de recessão global.

Panorama global e regional do crescimento econômico

O relatório destaca que a desaceleração afetará todas as regiões e faixas de renda, sendo que o crescimento médio nos primeiros sete anos da década de 2020 será o menor desde a década de 1960. Para reverter essa tendência, o Banco Mundial recomenda melhorias no clima de negócios e a promoção do emprego produtivo.

O economista-chefe do Banco Mundial, Indermit Gill, alertou que, com exceção da Ásia, o mundo em desenvolvimento enfrenta uma zona de baixo crescimento, com taxa que caiu de 6% nos anos 2000 para menos de 4% na década atual. O comércio global e o investimento também registraram desaceleração, enquanto a dívida pública alcançou níveis elevados.

Em 2025, o crescimento nas economias em desenvolvimento deve ser de 3,8%, com previsão de leve recuperação para 3,9% entre 2026 e 2027. Países de baixa renda devem crescer 5,3%, porém com redução de 0,4 ponto percentual em relação às estimativas anteriores.

Inflação e impacto sobre emprego e renda

O relatório aponta que aumentos tarifários e mercados de trabalho apertados elevam a inflação global, que deve ficar em 2,9% em 2025, acima dos níveis pré-pandemia. O crescimento lento resultará em menor geração de empregos e dificultará ações para redução da pobreza e fechamento das desigualdades de renda.

A renda per capita nas economias em desenvolvimento está projetada para crescer 2,9% em 2025, o que representa uma queda de 1,1 ponto percentual em comparação com a média entre 2000 e 2019.

Propostas para mitigar o cenário

O Banco Mundial destaca que a mitigação das tensões comerciais e políticas poderá reduzir a volatilidade financeira e acelerar a recuperação. Caso os atuais conflitos comerciais fossem reduzidos pela metade em tarifas, o crescimento global aumentaria em 0,2 ponto percentual neste ano e no próximo.

O relatório também recomenda que as economias em desenvolvimento busquem a liberalização comercial via acordos regionais, além de investirem na formação de trabalhadores e na eficiência dos mercados de trabalho.

A colaboração internacional é apresentada como fundamental para o apoio às economias mais vulneráveis.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading