A Câmara Municipal de Feira de Santana recebeu nesta quinta-feira (05/06/2025) um projeto de lei do Poder Executivo que propõe a isenção de multas e juros para contribuintes com débitos junto à Prefeitura. A iniciativa foi protocolada pelo secretário da Fazenda, Expedito Eloy, que foi recebido pelo presidente da Câmara, Marcos Lima (União), e pelo líder do Governo, vereador José Carneiro (União).
A proposta busca autorizar o perdão de encargos financeiros incidentes sobre débitos tributários e não tributários, com exceção de multas de trânsito e infrações ambientais, que não serão contempladas pela isenção.
Segundo o secretário da Fazenda, a medida contempla pessoas físicas e jurídicas e foi motivada pela atual conjuntura econômica, que tem dificultado o cumprimento de obrigações fiscais.
“O prefeito José Ronaldo se mostrou sensível à situação e encaminhou este projeto que permite a isenção de juros e multas sobre dívidas com o Município”, declarou Expedito Eloy.
Além da isenção, o projeto estabelece condições de pagamento parcelado da dívida, com descontos progressivos sobre os encargos, conforme o número de parcelas:
-
Pagamento à vista: isenção total de juros e multas
-
Parcelamento em até 12 vezes: redução de 70% nos encargos
-
Parcelamento entre 13 e 24 vezes: redução de 50% nos encargos
-
Parcelamento entre 25 e 36 vezes: redução de 30% nos encargos
“O projeto é claro e acessível, facilitando a compreensão por parte dos cidadãos”, afirmou Expedito.
O líder do governo na Câmara, José Carneiro, considerou o projeto um instrumento importante para a recuperação de crédito municipal e para a regularização fiscal de empresas e cidadãos.
“A Câmara tem recebido com seriedade as propostas do Executivo, e este projeto é um incentivo crucial para todas as empresas e cidadãos da cidade”, destacou Carneiro.
O presidente da Casa Legislativa, Marcos Lima, anunciou que a proposta será imediatamente encaminhada para análise das comissões competentes, com posterior votação em plenário.
“É um projeto de relevância, que dá isenção de multas, juros e encargos para pessoas físicas e jurídicas. Irei encaminhá-lo imediatamente para as comissões, pois o tema é de extrema importância”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




