O ex-lateral Jenílson Ângelo de Souza, conhecido como Júnior, completou 52 anos nesta sexta-feira (20/06/2025). Natural de Santo Antônio de Jesus (BA), Júnior integrou a Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e Coreia do Sul. Durante o torneio, marcou um dos gols na vitória brasileira por 5 a 2 sobre a Costa Rica na fase de grupos.
Júnior iniciou sua carreira profissional no Esporte Clube Vitória, na Bahia, mas alcançou projeção nacional ao atuar pelo Palmeiras na década de 1990, período em que conquistou títulos importantes. O jogador foi reconhecido por sua capacidade de apoiar o ataque, visão de jogo e versatilidade, sendo considerado um dos principais laterais do futebol brasileiro naquela época.
Após a passagem pelo Palmeiras, Júnior atuou no futebol europeu, com destaque para sua passagem pelo Parma, da Itália, onde desempenhou funções no meio-campo e na lateral. Também defendeu o Siena, outro clube italiano. De volta ao Brasil, vestiu a camisa do São Paulo Futebol Clube, com o qual conquistou títulos e assumiu papel de liderança em campo.
Na carreira pela Seleção Brasileira, Júnior disputou 22 partidas oficiais. Além da participação na Copa do Mundo de 2002, integrou o elenco da equipe nas competições da Copa América de 2001 e nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial daquele ano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




