O goleiro Fábio, do Fluminense, chega ao Mundial de Clubes da FIFA 2025™ com 44 anos, consolidando uma trajetória de 28 anos em competições globais da FIFA. Sua participação mais recente remonta à Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023™, quando defendeu o clube carioca na final contra o Manchester City.
A primeira experiência de Fábio em torneios internacionais da FIFA ocorreu em 1997, no Campeonato Mundial Sub-17 da FIFA™, disputado no Egito, onde foi titular da Seleção Brasileira campeã. O goleiro sofreu apenas dois gols em seis partidas e encerrou o torneio invicto nas fases decisivas, diante de Argentina e Alemanha.
Dois anos depois, em 1999, atuou como titular no Mundial Sub-20 da FIFA™, na Nigéria. Mesmo com boas atuações, o Brasil foi eliminado na semifinal, após derrota por 1 a 0 para o Uruguai, com gol de pênalti de Fabián Canobbio. O então reserva da posição era Júlio César, que se aposentou em 2018.
Já no futebol profissional, Fábio estreou em 1997 pelo União Bandeirante e construiu longa carreira até chegar ao Fluminense, clube pelo qual conquistou a Copa CONMEBOL Libertadores de 2023. A vitória garantiu a vaga na antiga edição do Mundial de Clubes da FIFA 2023™, encerrada com o vice-campeonato. Mesmo com a derrota por 4 a 0 para o Manchester City, o desempenho individual do goleiro foi destacado por diversas defesas que evitaram placar mais elástico.
A edição de 2025 marca o retorno do Fluminense ao cenário global, agora no novo formato do torneio da FIFA, com mais clubes e partidas. A equipe está no Grupo F, ao lado de Borussia Dortmund, Ulsan HD (21/06) e Mamelodi Sundowns FC (25/06). Todos os jogos da fase de grupos serão nos Estados Unidos.
Além da disputa pelo título, Fábio está próximo de alcançar marca histórica. Segundo dados da IFFHS, Guinness World Records e Fluminense, ele precisa de apenas 16 partidas para igualar Peter Shilton como o jogador com mais partidas oficiais na história do futebol mundial. A marca, no entanto, não será atingida durante o Mundial, que prevê no máximo sete partidas por equipe.
Em declarações recentes à imprensa, Fábio ressaltou a importância da longevidade aliada à preparação: “Hoje sou muito melhor do que era antes. Me analiso constantemente e treino com mais intensidade do que na juventude”, disse em entrevista à TV Globo. O atleta renovou contrato com o Fluminense até o final de 2026, mantendo-se como uma das referências do elenco.
*Com informações da FIFA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




