Governo Lula anuncia nova hidrovia no Rio São Francisco para transporte de cargas entre Sudeste e Nordeste

Projeto utilizará mais de 1.300 km do rio com expectativa de movimentar cinco milhões de toneladas por ano.
Projeto utilizará mais de 1.300 km do rio com expectativa de movimentar cinco milhões de toneladas por ano.

O Governo Lula apresentou, na última sexta-feira (13/06/2025), um novo projeto de hidrovia no Rio São Francisco, com o objetivo de conectar Pirapora (MG), no Sudeste, a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), no Nordeste, utilizando 1.371 km de extensão navegável. A iniciativa prevê o escoamento anual de até cinco milhões de toneladas de cargas, com foco em insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal.

Estrutura do projeto e fases de implementação

O projeto será executado em três etapas. A primeira fase contemplará um trecho de 604 km, partindo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), passando por Sobradinho (BA) e chegando a Ibotirama (BA). Neste percurso, a integração com rodovias permitirá o escoamento até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA).

A segunda etapa compreende o trecho entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa e Cariacá (BA), totalizando 172 km navegáveis. Haverá conexão com a malha ferroviária, permitindo acesso aos Portos de Ilhéus (BA) e Aratu-Candeias (BA).

A terceira e última etapa expandirá a hidrovia em 670 km, ligando Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora (MG), completando a ligação entre o Sudeste e o Nordeste via transporte fluvial.

População e abrangência regional

O Rio São Francisco atravessa seis unidades da federaçãoDistrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco — e passa por 505 municípios. Mais de 11,4 milhões de pessoas vivem nas regiões próximas ao rio, que é considerado uma importante via natural de integração econômica e social.

Planejamento e execução

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou que a nova hidrovia representa uma estratégia logística para o desenvolvimento regional. Segundo ele, o governo federal irá delegar as obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ainda em junho, e os estudos técnicos já estão em fase de preparação.

Em paralelo, o governo planeja ampliar a navegabilidade em diversas hidrovias brasileiras. Entre as ações previstas estão dragagens no Tapajós e no próprio São Francisco, além de intervenções de manutenção nas hidrovias do Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul).

No Rio Grande do Norte, está prevista a proteção dos dolfins da Ponte Newton Navarro, estrutura utilizada para segurança de embarcações, como parte dos investimentos em infraestrutura fluvial.

Potencial das hidrovias no Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos informa que o Brasil possui atualmente 12 mil km de hidrovias navegáveis, mas o potencial total é de até 42 mil km, o que representa uma oportunidade para ampliar a eficiência do transporte de cargas com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

*Com informações da Agência Brasil.


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