Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) foi deflagrada nesta quarta-feira (11/06/2025) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa supostamente vinculada à facção Comando Vermelho. A ação é coordenada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaecos) dos dois estados.
Ao todo, estão sendo cumpridos 49 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio Bananal, Serra e Fundão, no Espírito Santo, e em Itabuna e Camacan, na Bahia. As ações em Itabuna ocorrem inclusive dentro de uma cela do Conjunto Penal do município.
A operação conta com a participação de diversas instituições, incluindo o Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), a Polícia Civil da Bahia e forças especializadas da Polícia Militar do Espírito Santo.
A investigação aponta que a organização atua no tráfico de drogas e associação para o tráfico, com foco no município de Rio Bananal e áreas adjacentes. Os alvos estão sendo monitorados por serviços de inteligência dos Ministérios Públicos e das polícias envolvidas.
Na terça-feira (10/06/2025), os dois principais alvos da operação foram presos em Praia Grande, na cidade de Fundão (ES). De acordo com o MPES, havia risco de fuga, o que motivou a antecipação das prisões. A ação conta com o envolvimento de Promotores de Justiça, servidores dos MPs, além de equipes da Diretoria de Inteligência da PMES, Força Tática, Grupamento de Ações Táticas (GAT), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e delegados da Polícia Civil.
Os agentes buscam apreender documentos, computadores, telefones celulares, mídias e outros materiais que possam contribuir com a continuidade das investigações. O material recolhido será analisado para reforçar as provas sobre o funcionamento da organização criminosa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




