Durante a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, no domingo (15/06/2025), o Papa Leão XIV fez um apelo internacional pela paz em zonas de conflito, com ênfase em Mianmar, Nigéria e Sudão. O pronunciamento ocorreu após a celebração da Solenidade da Santíssima Trindade e do Jubileu do Esporte, na Basílica Vaticana. O pontífice reforçou o papel do esporte como instrumento de fraternidade e condenou atos de violência em diversas regiões do mundo.
Apelo por diálogo e paz em Mianmar
Ao mencionar a situação em Mianmar, o Papa alertou que, apesar do cessar-fogo declarado, os combates continuam provocando danos significativos à infraestrutura civil. Leão XIV pediu que todas as partes envolvidas adotem um diálogo inclusivo, considerado o único caminho para uma solução pacífica e estável.
Massacre em Yelwata, Nigéria
O pontífice condenou o ataque ocorrido entre os dias 13 e 14 de junho na cidade de Yelwata, Estado de Benue, na Nigéria, onde cerca de 200 pessoas foram assassinadas. Muitas das vítimas eram deslocados internos acolhidos por uma missão católica. Leão XIV pediu orações para que segurança, justiça e paz sejam restauradas no país, especialmente nas comunidades cristãs rurais frequentemente afetadas por violência.
Conflito prolongado no Sudão
Leão XIV também se referiu ao prolongado conflito no Sudão, mencionando a morte do padre Luke Jumu, pároco de El Fasher, morto em um bombardeio. O Papa reiterou o apelo para que os combatentes cessem os ataques, protejam os civis e iniciem um processo de diálogo. À comunidade internacional, pediu que sejam intensificados os esforços humanitários, considerando a grave crise enfrentada pela população local.
Beatificação de mártir congolês
O Papa destacou ainda a beatificação de Floribert Bwana Chui, jovem mártir congolês assassinado aos 26 anos por se opor à injustiça. A cerimônia ocorreu na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no Vaticano. Leão XIV apresentou o exemplo do novo beato como fonte de inspiração para os jovens da África e do mundo.
Encerramento com mensagem aos jovens
O pontífice finalizou a mensagem convidando os jovens ao Jubileu dos Jovens, programado para ocorrer em um mês e meio, e pediu a intercessão da Virgem Maria, Rainha da Paz, para que as intenções de paz se concretizem no mundo.
*Com informações do Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




