Prefeito José Ronaldo abre 13ª Conferência Municipal de Saúde com enfoque no fortalecimento do SUS em Feira de Santana

Teve início nesta terça-feira (03/06/2025), no auditório da Faculdade Anhanguera, a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Feira de Santana, com o tema “Saúde Única e de Qualidade para sua Efetivação”. O encontro, que segue até quarta-feira (04/06/2025), reúne representantes da gestão pública, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir as diretrizes que orientarão o planejamento municipal para os próximos quatro anos.

A mesa de abertura contou com a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Matos, da subsecretária Valdenice Gonçalves e de representantes dos três segmentos envolvidos: gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

O principal objetivo da conferência é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, promovendo o diálogo entre poder público e sociedade civil para a formulação do Plano Municipal de Saúde 2026-2029.

Durante a abertura, Rodrigo Matos destacou a importância da participação da população na construção das políticas de saúde pública.

“A construção do SUS é coletiva. Um dos princípios organizacionais mais importantes do SUS é a participação popular. E o SUS só deu certo por isso. Aqui vamos construir, a partir das ideias, o Plano Municipal de Saúde (vigência 2026 a 2029) — esse instrumento de gestão que viabiliza o planejamento adequado das nossas ações”, afirmou.

A subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, reforçou o caráter democrático do evento.

“Esse é um importante momento de gestão para construir, de forma coletiva, as políticas públicas que vão nortear o plano municipal para os próximos quatro anos”, declarou.

A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cristina Franqueira, ressaltou o papel da conferência como espaço de avaliação e proposição de melhorias no atendimento à população.

“Nestes dois dias de conferência serão elaboradas propostas a partir das necessidades identificadas por usuários e profissionais de saúde para construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde”, explicou.

Escuta ativa e pré-conferências

A conferência acontece no início de cada gestão municipal e consolida o processo de escuta ativa, iniciado nas pré-conferências realizadas em unidades de saúde da cidade.

“Nessas pré-conferências ouvimos a comunidade, os usuários do SUS, que fizeram sugestões e propostas para que possamos incorporá-las ao nosso plano municipal de saúde”, destacou Ana Cristina.

Participam do evento delegados eleitos nas pré-conferências municipais, representando os segmentos de usuários, gestores e trabalhadores da saúde, garantindo pluralidade na formulação das políticas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading