Na sexta-feira (30/05/2025), Salvador sediou o 1º Fórum Náutico Internacional, promovido pela Associação Náutica da Bahia (ANB), com o objetivo de debater o desenvolvimento da economia azul na região da Baía de Todos-os-Santos e do litoral baiano. O evento contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, especialistas do setor, representantes do poder público e da iniciativa privada.
Apoio institucional e estratégia de turismo náutico
Representando o Governo do Estado da Bahia, a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (SETUR), Giulliana Brito, destacou o papel do turismo náutico para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
“Essa é uma iniciativa promissora e o governo do estado apoia por compreender a importância do intercâmbio de informações e experiências voltadas ao segmento náutico”, afirmou.
Giulliana Brito ressaltou que a Bahia possui 11 equipamentos náuticos, quatro marinas, oito intervenções e um equipamento cultural ligados ao turismo náutico. Ela também mencionou ações de apoio a eventos regionais como regatas e canoagem, além de ações de qualificação profissional e promoção internacional do Destino Bahia.
Secretaria do Mar de Salvador e objetivos estratégicos
A Secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, destacou a criação da pasta e o compromisso da prefeitura em impulsionar o setor náutico como matriz econômica da cidade.
“Trazer Salvador para o protagonismo da economia do mar é uma grande responsabilidade”, afirmou.
Maria Eduarda Lomanto afirmou que a secretaria atua para fortalecer o relacionamento institucional e promover negócios e políticas sociais no setor náutico. A gestora ainda informou que Salvador está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mantém diálogo com países europeus, como Espanha, para estabelecer parcerias no segmento.
Objetivos e perspectiva da Associação Náutica da Bahia
O presidente da ANB, Santiago Campo, ressaltou que o fórum marca um avanço importante para a associação, que possui pouco mais de três anos de atuação.
“Nosso objetivo é fomentar todas as iniciativas concretas e promissoras em torno da Baía de Todos-os-Santos e da costa baiana”, disse.
Santiago destacou que a cadeia produtiva do setor náutico envolve desde o pescador artesanal até a indústria naval, incluindo pesca, mergulho, desenvolvimento energético e transporte marítimo, com foco em gerar trabalho e renda para a comunidade local.
Programação e expectativas
O fórum incluiu painéis temáticos, debates estratégicos e apresentação de soluções para fortalecimento da cultura náutica, qualificação profissional e atração de investimentos. A expectativa dos organizadores é que a Bahia e Salvador se consolidem como referência nacional e internacional no setor da economia azul nos próximos anos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




