SMS de Feira de Santana realiza ação de rastreio e conscientização sobre diabetes tipo 2 no CADH

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (26/06/2025), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação de conscientização e rastreio do diabetes tipo 2 no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh). A iniciativa teve como foco principal orientar pacientes e familiares sobre a importância do diagnóstico precoce, do monitoramento contínuo e da adoção de hábitos saudáveis para prevenção e controle da doença.

Durante a atividade, foram disponibilizados testes de glicemia, aferição da pressão arterial e vacinação contra a gripe. Os atendimentos foram voltados ao público assistido pelo centro, além de familiares que acompanham os pacientes no tratamento.

A coordenadora do Cadh, Andrea Silva, ressaltou que o diabetes tipo 2 é uma doença crônica, progressiva e de alta incidência no Brasil, mas pode ser prevenida e controlada com acompanhamento médico e mudança no estilo de vida. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país contabiliza cerca de 20 milhões de pessoas com a doença, colocando o Brasil entre os cinco países com maior incidência.

Atualmente, o Cadh possui 3.165 pacientes cadastrados, sendo que 80% estão em acompanhamento regular com uma equipe multidisciplinar, composta por cardiologista, endocrinologista, nefrologista, entre outros profissionais especializados. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, Ponto Central.

Casos como os de Sueli Lima, 56 anos, e Inaldo Soares, 65 anos, evidenciam a importância da continuidade do tratamento. Sueli, diagnosticada há duas décadas, realiza acompanhamento no Cadh há três anos. Já Inaldo, com diagnóstico desde os 23 anos, relatou complicações decorrentes da doença, incluindo a amputação de quatro dedos do pé, fato que reforça a necessidade de cuidados permanentes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading