Vereadores têm prazo curto para propor emendas à LDO 2026 de Feira de Santana, anuncia presidente da Câmara Municipal

Os vereadores de Feira de Santana têm até as 13 horas da próxima segunda-feira (16/06/2025) para apresentar emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2026. A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima (UB), após reunião entre os parlamentares na manhã desta quinta-feira (12).

Segundo o cronograma da Câmara Municipal, o projeto de lei do Executivo será incluído na ordem do dia da sessão de terça-feira (17/06/2025), para ser discutido em plenário. A proposta da LDO serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e deve estar em consonância com o Plano Plurianual (PPA), instrumento que estabelece metas e diretrizes para um período de quatro anos.

A LDO é uma das três principais leis que compõem o planejamento orçamentário do município, sendo responsável por orientar a definição das prioridades para o orçamento anual, garantindo equilíbrio fiscal e direcionamento dos recursos públicos.

Frente Parlamentar propõe medidas para facilitar repasses a organizações civis

Paralelamente à discussão orçamentária, a Frente Parlamentar em Defesa das Associações, Cooperativas, Organizações da Sociedade Civil e dos Movimentos Sociais também realizou reunião nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, para tratar da simplificação de processos de parceria entre o poder público e entidades civis.

O encontro contou com a participação do vereador Pedro Américo (UB), presidente da Frente, e dos vereadores Ismael Bastos (PL), Zé Curuca (UB) e Gean Caverna (Podemos). Representando os Conselhos Municipais, esteve presente a presidente do Conselho Municipal das Pessoas Com Deficiência, Rosilene Oliveira.

Os parlamentares discutiram a viabilização do acesso das organizações civis a emendas impositivas indicadas por vereadores, além de medidas para facilitar o ingresso dessas entidades em convênios e editais municipais. A proposta considera as diretrizes da Lei n.º 13.019/2014, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que estabelece normas para parcerias entre o setor público e organizações da sociedade civil.

De acordo com o vereador Pedro Américo, a Frente busca fortalecer o diálogo entre o Legislativo e o terceiro setor e estimular a participação das entidades sociais nas políticas públicas. A intenção é colaborar com a formulação de mecanismos mais simples e eficazes para o repasse de recursos públicos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading