Na quarta-feira (16/07/2025), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a unidade nacional como estratégia para enfrentar a crise comercial provocada pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. A declaração foi feita após reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes partidários.
Declarações do presidente da Câmara
Segundo Hugo Motta, o Congresso Nacional está comprometido em apoiar as ações do Executivo diante da crise.
“Estamos prontos para ficar na retaguarda do poder Executivo, para que possamos tomar as decisões necessárias para agir com rapidez e agilidade”, afirmou.
O parlamentar destacou que a soberania nacional deve ser preservada, e que a população compreende a necessidade de medidas firmes diante de decisões externas que impactem diretamente o país.
Governo busca solução diplomática
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também atua como ministro da Indústria, Comércio e Serviços, foi designado pelo presidente Lula para liderar as tratativas de resposta à nova política tarifária adotada pelos Estados Unidos. Alckmin afirmou que o governo já está trabalhando para reverter a decisão, argumentando que os Estados Unidos registram superávit na balança comercial com o Brasil, o que, segundo ele, torna a tarifa inadequada.
Congresso Nacional declara apoio ao Executivo
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reforçou que o Parlamento está unido em defesa dos interesses nacionais. “O Poder Legislativo vai defender a soberania nacional e os empregos dos brasileiros”, afirmou. Para Alcolumbre, a liderança da resposta cabe ao Poder Executivo, mas o apoio institucional do Congresso é fundamental para garantir que as ações tenham respaldo político e institucional.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




