A Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025, que ocorrerá em Salvador entre os dias 1º e 13 de agosto, reunirá milhares de fiéis em uma programação composta por eventos litúrgicos, ações sociais e atrações culturais gratuitas. A celebração será realizada no Santuário Santa Dulce dos Pobres e na Praça Irmã Dulce, ambos localizados no Largo de Roma, com organização das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), apoio da Prefeitura de Salvador e da emissora Rede Vida. O evento tem como tema “Como Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança” e integra o calendário do Jubileu da Esperança de 2025, promovido pela Igreja Católica.
A abertura oficial acontecerá na sexta-feira (01/08), com missa solene às 8h30 e hasteamento da bandeira às 10h, no Santuário. Ao longo dos treze dias, os participantes terão acesso a missas, quermesses, procissões, apresentações musicais e serviços sociais.
Entre os destaques da programação está a Vigília Virtual, que ocorrerá das 21h do sábado (02/08) às 6h do domingo (03/08), no canal do YouTube do Santuário. A iniciativa permitirá que fiéis acompanhem a celebração remotamente. Além disso, a Ação da Santa Peregrina, iniciada em 14 de julho, levará a imagem da santa por 20 bairros da capital baiana até o dia 8 de agosto.
O ponto culminante será na quarta-feira (13/08), data litúrgica da santa. A programação do dia inclui missas a partir das 5h30, show do Padre Antônio Maria às 16h, missa campal às 17h presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha e a tradicional Procissão Luminosa, que encerrará a festa com a bênção do Santíssimo Sacramento.
A programação cultural inclui shows na Praça Irmã Dulce, entre os dias 9 e 13 de agosto, com artistas como Anjos de Resgate, Del Feliz, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Orquestra ComPassos, Banda Dominus e o cantor Junho Chu, da Coreia do Sul. Além disso, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde, como exames de imagem e orientação médica. As datas e horários dessas atividades serão divulgados pela organização.
A agenda de procissões contará com eventos como a Procissão da Memória (03/08, às 8h), a Procissão dos Arcos (08/08, às 17h), a Procissão dos Nós (12/08, às 15h) e a Procissão Luminosa (13/08, às 19h). No domingo (10/08), às 10h, será realizada uma carreata com a imagem peregrina da santa pela Cidade Baixa.
Durante o evento, serão arrecadadas doações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, que há mais de seis décadas atua nas áreas de saúde, educação e assistência social. Os interessados podem contribuir por meio do programa Sócio-Protetor, entrega de alimentos não perecíveis ou via site doe.irmadulce.org.br. A instituição atende anualmente mais de 3 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade na Bahia.
A história de Irmã Dulce, nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, começou em 26 de maio de 1914, em Salvador. Em 1949, transformou um galinheiro em enfermaria para abrigar os doentes recolhidos nas ruas. Em 1959, fundou oficialmente a OSID. Após uma vida dedicada à caridade, faleceu em 13 de março de 1992. Em 13 de outubro de 2019, foi canonizada pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira santa brasileira da era contemporânea.
A programação completa pode ser consultada no site www.irmadulce.org.br e nas redes sociais do evento. Informações adicionais estão disponíveis pelos telefones (71) 3310-1923 e (71) 98123-9704.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




