Final do Mundial de Clubes entre Chelsea e PSG reúne estatísticas marcantes da temporada

A final do Mundial de Clubes da FIFA™ entre Chelsea e Paris Saint-Germain reúne duas das equipes mais competitivas da temporada 2024/25. O confronto, que acontece no Estádio MetLife, marca também o encerramento de uma campanha recheada de destaques estatísticos envolvendo desempenho técnico, títulos e jogadores com passagem por seleções nacionais.

Aniversários e histórico dos clubes

O Chelsea, fundado em 1905, celebrou 120 anos de existência em março. Já o Paris Saint-Germain, criado em 1970, completará 55 anos em agosto e foi o clube europeu mais jovem a disputar o torneio.

Experiência internacional dos atletas

O zagueiro Marquinhos, do PSG, lidera em número de partidas por seleções entre os atletas das duas equipes, com 99 jogos pelo Brasil. Também se destacam Achraf Hakimi (85 pelo Marrocos), Gianluigi Donnarumma (74 pela Itália), Ousmane Dembélé (56 pela França) e Moisés Caicedo (55 pelo Equador). O maior goleador por seleções é Khvicha Kvaratskhelia, do PSG, com 18 gols pela Geórgia.

Desempenho físico e tático

O meio-campista Vitinha, do PSG, percorreu 69,4 km no torneio, sendo o jogador com maior distância coberta. O principal representante do Chelsea nesse quesito é Marc Cucurella, com 53,85 km. Outros nomes do PSG, como Hakimi, Doué e João Neves, também figuram entre os dez primeiros.

Artilharia da temporada

O atacante Ousmane Dembélé, do PSG, lidera a artilharia entre os jogadores das duas equipes, com 35 gols. Ele é seguido por Bradley Barcola (21), Gonçalo Ramos (19), Désiré Doué (16) e Cole Palmer (16). No Chelsea, Nkunku, Delap e Jackson também se destacaram com dois dígitos de gols marcados.

Idade dos elencos

O Chelsea tem o elenco mais jovem do torneio. Seu atleta mais velho é Tosin Adarabioyo (27 anos). Já no PSG, o mais experiente é Marquinhos, com 31 anos, o que coloca o clube como o segundo com a menor média etária entre os 32 participantes.

Dribles e criatividade

O jogador com mais dribles no torneio foi Pedro Neto, do Chelsea, com 18 dribles certos, seguido por Désiré Doué (17). O líder em assistências é Enzo Fernández, do Chelsea, com 3 passes para gol. Hakimi lidera na criação de grandes chances, com cinco.

Títulos e desempenho coletivo

O Paris Saint-Germain conquistou quatro títulos em 2024/25 (Supercopa da França, Ligue 1, Copa da França e Liga dos Campeões da UEFA) e busca o quinto troféu na temporada. O Chelsea venceu a Liga Conferência da UEFA e tenta o segundo título do ciclo competitivo.

O PSG também lidera em defesa: sofreu apenas um gol em seis jogos. Donnarumma ficou cinco partidas sem ser vazado, dois a mais que Fábio (Fluminense) e Weverton (Palmeiras). O Chelsea sofreu cinco gols e teve dois jogos com a meta intacta.

Títulos de ligas nacionais

O PSG soma 13 títulos da Ligue 1, sendo 11 nas últimas 13 temporadas. O Chelsea venceu a Premier League seis vezes, ficando atrás de Manchester United (20), Liverpool (20) e Arsenal (13), entre outros clubes históricos da Inglaterra.

Conquistas continentais e jogadores campeões do mundo

O Chelsea possui duas conquistas da Liga dos Campeões da UEFA (2011/12 e 2020/21). O PSG venceu a competição pela primeira vez nesta temporada, ao superar a Internazionale. A final também pode contar com quatro campeões mundiais: Dembélé, Hernandez e Kimpembe (França, 2018), e Enzo Fernández (Argentina, 2022).

Gols de fora da área e estatura dos atletas

O Chelsea marcou três gols de fora da área no torneio, contra dois do PSG. Quanto à estatura, os goleiros Donnarumma (PSG) e Mike Penders (Chelsea), com 2,00 metros, são os segundos jogadores mais altos do torneio, atrás apenas de Gustavo Ramalho (Fluminense), com 2,01 m.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading