O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, participou da 17ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul, além de outras nações parceiras. O evento foi encerrado nesta segunda-feira, sem a presença dos presidentes russo Vladimir Putin e chinês Xi Jinping.
Durante a cúpula, Guterres discursou em duas sessões principais: Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial (IA), e Meio Ambiente, COP30 e Saúde Global. O secretário-geral ressaltou que apresentará em breve um relatório com propostas para financiamento voluntário voltado à capacitação em IA nos países em desenvolvimento, pedindo o apoio dos Brics para essa iniciativa.
Guterres afirmou que a governança dessa tecnologia deve enfrentar os “desequilíbrios estruturais mais profundos no sistema global”. Ele destacou que o mundo está em uma fase multipolar, com mudanças nas relações de poder, o que exige instituições internacionais atualizadas, em especial o Conselho de Segurança da ONU e a arquitetura financeira global.
Na área econômica, o secretário-geral enfatizou a importância de garantir maior participação dos países em desenvolvimento nas decisões globais. Citou como prioridades a implementação de um mecanismo eficaz para reestruturação da dívida e o aumento da capacidade de empréstimos dos bancos multilaterais de desenvolvimento, com foco em financiamento concessional e moedas locais.
“A cooperação é a maior inovação da humanidade”, disse Guterres, alertando para os riscos que o multilateralismo enfrenta atualmente.
No que tange à segurança internacional, o líder da ONU pediu cessar-fogo imediato e permanente em Gaza, a libertação incondicional de reféns, e o fim dos conflitos na Ucrânia, Sudão, República Democrática do Congo, Somália, Região do Sahel e Mianmar.
O Brics adotou uma declaração política com 126 pontos, reafirmando o compromisso com o multilateralismo e o direito internacional, conforme a Carta das Nações Unidas. O texto também menciona o Pacto do Futuro e seus anexos, o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras, adotados no ano anterior.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




