A atleta Maria Clara Pacheco, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025, ao vencer neste sábado (19/07/2025) a final do taekwondo, categoria até 57kg, em Essen, no oeste da Alemanha. Representando o Brasil, Maria Clara superou a tunisiana Chaima Toumi por 2 a 0, com parciais de 3/2 e 5/3.
Trajetória durante o torneio
A competição teve início pela manhã e se estendeu até o início da noite. Durante o dia, Maria Clara enfrentou diversas adversárias até chegar à decisão. Em entrevista após a final, revelou que enfrentou problemas de saúde ao longo do dia, o que exigiu atendimento médico e suporte da fisioterapia da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
“Foi uma luta mais de coração”, declarou a atleta, ao comentar sobre seu desempenho mesmo com o estado físico debilitado.
Após a vitória, Maria Clara foi aplaudida pela torcida brasileira e pelo público alemão presente no centro de exposições Messe Essen. A atleta destacou o apoio da arquibancada e o simbolismo de conquistar a primeira medalha dourada do país na edição atual dos JMU.
Histórico e temporada em destaque
Além da participação nos Jogos Mundiais Universitários, Maria Clara representou o Brasil na Olimpíada de Paris (2024) e nos Jogos Pan-Americanos. Em junho (17/06/2025), ela já havia conquistado ouro no Grand Prix de Taekwondo em Charlotte (EUA), ao vencer a chinesa Luo Zongshi, campeã mundial em 2022 e responsável por eliminá-la nas quartas de final dos Jogos Olímpicos.
Com resultados consistentes, Maria Clara afirmou que vive um momento positivo na carreira:
“Foi um começo de ano bem puxado, bem intenso, mas todas as medalhas foram douradas”, declarou.
Mais uma medalha para o Brasil no taekwondo
Além da conquista de Maria Clara, o Brasil também garantiu medalha de bronze com Matheus Giilliard Gonçalves Silva. O atleta chegou até a semifinal na categoria até 54kg, onde foi derrotado pelo canadense Nithan Brindamohan, que mais tarde conquistou a medalha de ouro.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




