A Classificação Integrada de Segurança Alimentar (IPC) confirmou que a Faixa de Gaza enfrenta o pior cenário de fome já registrado pelo mecanismo internacional. O relatório destaca que, entre maio e julho de 2025, houve uma duplicação da proporção de famílias em situação de fome extrema, ultrapassando os limites estabelecidos pela escala de consumo de alimentos nas principais áreas do território.
A análise do IPC, que reúne agências internacionais e entidades especializadas em segurança alimentar e nutricional, aponta como causas principais a intensificação do conflito armado, restrições ao acesso a ajuda humanitária, deslocamentos forçados e colapso de serviços essenciais.
Aumento das mortes relacionadas à fome
Segundo o relatório, há provas crescentes de desnutrição severa, doenças relacionadas à fome e aumento expressivo nas mortes, principalmente entre crianças menores de cinco anos. Mais de 20 mil crianças foram internadas por desnutrição aguda entre abril e meados de julho, sendo que mais de 3 mil apresentaram quadros de desnutrição grave. Os hospitais relatam um rápido crescimento nas mortes associadas à fome infantil.
Restrições ao acesso humanitário
A ofensiva militar israelense contra a Faixa de Gaza, iniciada em 07/10/2023, após ataques do grupo Hamas que resultaram na morte de 1,2 mil israelenses e no sequestro de centenas de civis, levou à deterioração contínua da segurança alimentar na região. Restrições à entrada de ajuda humanitária seguem em vigor, apesar de pausas limitadas nos combates anunciadas pelo Exército de Israel no último domingo (27/07/2025), com o objetivo de permitir a entrada de suprimentos.
Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações não governamentais alertaram que a quantidade permitida de ajuda ainda é insuficiente para atender à demanda mínima da população civil.
Nova análise técnica em andamento
Com base nas novas informações coletadas, o IPC informou que uma nova análise técnica será realizada sem demora, a fim de reavaliar a extensão da crise. A entidade afirma que a situação já ultrapassou o limiar técnico de fome em diversas regiões de Gaza, especialmente na Cidade de Gaza, onde a desnutrição atingiu níveis críticos nas duas primeiras semanas de julho.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




