Na segunda e terça-feira (28 e 29/07/2025), as Nações Unidas promovem, em Nova Iorque, a Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados. O evento reúne representantes de diversos países para debater meios de concretizar o plano reconhecido pela comunidade internacional como caminho viável para a resolução do conflito israelense-palestino.
Durante a abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, classificou a conferência como uma oportunidade rara para catalisar um progresso irreversível rumo ao fim da ocupação e à criação de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado com fronteiras seguras e reconhecidas, conforme as fronteiras pré-1967, com Jerusalém como capital compartilhada.
Brasil participa em nível ministerial
O Brasil é o único país de língua portuguesa com representação ministerial no encontro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, integra a delegação presente na Assembleia Geral da ONU.
A proposta defendida no encontro é baseada em resoluções da ONU, no direito internacional e em acordos multilaterais, com foco em garantir a criação de dois Estados independentes, soberanos, democráticos, contíguos e reconhecidos internacionalmente. A visão é de uma convivência pacífica e segura, integrando ambos os países à comunidade internacional.
Guterres reforça urgência e viabilidade da solução
Segundo Guterres, a solução de dois Estados continua sendo a única estrutura viável e legítima para alcançar uma paz justa e duradoura entre israelenses e palestinos. O secretário-geral ressaltou que a continuidade do conflito resulta em perdas humanas, destruição de perspectivas e instabilidade regional e global.
Apesar da gravidade da situação, Guterres afirmou que o conflito não é inevitável. Para reverter o atual cenário, ele defendeu a necessidade de vontade política, liderança corajosa e reconhecimento do momento crítico atual, destacando que a solução de dois Estados está mais distante do que nunca.
Conferência organizada por França e Arábia Saudita
O evento de dois dias foi organizado pela França e pela Arábia Saudita e havia sido adiado em junho. A conferência ocorre em um momento de tensão elevada na região e busca reforçar os esforços diplomáticos para relançar o processo de paz entre Israel e Palestina.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




