Oposição define votação da anistia como prioridade para segundo semestre no Congresso

Deputados do Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e representantes de Republicanos, Progressistas, Novo, PSD e União Brasil declararam, em entrevista coletiva na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (21/07/2025), que a votação do projeto de lei que concede anistia aos acusados nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (PL 2858/22) será pauta prioritária após o recesso parlamentar.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que a retomada dos trabalhos legislativos, prevista para a semana do dia 4 de agosto, terá como foco principal a votação da anistia tanto na Câmara quanto no Senado. Segundo ele, o grupo não abrirá mão da pauta.

Na mesma ocasião, Sóstenes criticou as medidas restritivas aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está usando tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Alexandre de Moraes e está proibido de se manifestar nas redes sociais, inclusive por terceiros. O deputado destacou que Bolsonaro participou da reunião na Câmara, mas foi aconselhado a não conceder entrevistas por recomendação de seus advogados, em função das ordens judiciais.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presente na coletiva, anunciou que trabalhará no Senado para promover o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Segundo ela, as decisões do ministro violaram direitos humanos e resultaram em prejuízos para a população.

Além disso, o grupo definiu como prioridade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/17, que propõe o fim do foro privilegiado para crimes comuns, mantendo-o apenas para cinco autoridades: presidente da República e vice, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sóstenes Cavalcante justificou a PEC alegando que a atual sistemática permite perseguições políticas por parte do STF, com mais de 60 parlamentares respondendo a processos e inquéritos conduzidos exclusivamente pelo ministro Alexandre de Moraes. Para o líder do PL, a medida é necessária para assegurar o devido processo legal e a democracia no país.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading