O prefeito José Ronaldo sancionou, no final da tarde desta terça-feira (01/07/2025), a lei que institui o Dia Municipal do Romeiro, a ser comemorado no primeiro domingo da Trezena de Santo Antônio, durante o mês de junho. A cerimônia ocorreu durante a Missa do Pão, no Santuário de Santo Antônio, localizado no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana.
A nova legislação é de autoria do vereador Marcos Carvalhal e passa a integrar o calendário oficial de festejos do município. A solenidade de sanção contou com a presença de líderes religiosos, fiéis e romeiros, além de autoridades municipais como o secretário de Cultura, Cristiano Lobo, o procurador-geral Guga Leal e o subsecretário Matheus Carvalho.
Durante o ato, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de reconhecer o papel dos missionários capuchinhos, presentes em Feira de Santana há sete décadas, e a devoção dos romeiros peregrinos. Segundo ele, a criação da data é um símbolo de respeito à tradição religiosa e à fé popular manifestada nas celebrações em honra a Santo Antônio.
O pároco do Santuário, Frei Liomar Pereira, destacou que a oficialização da data representa uma forma de valorização dos romeiros e agradeceu o gesto do Poder Executivo. Para o arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Dimentino, a iniciativa também fortalece a visão da fé como uma prática contemporânea voltada à construção da paz social.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




