A Fundação Egberto Costa e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) formalizaram nesta manhã de quarta-feira (09/07/2025) um termo de parceria para ampliar o acesso de estudantes da rede pública municipal de ensino ao Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, incluindo o planetário localizado no mesmo espaço. A ação é voltada para alunos do Ensino Fundamental I e II, com foco em promover experiências pedagógicas integradas ao currículo escolar.
A iniciativa tem como objetivo oferecer atividades educativas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo visitas pedagógicas agendadas, oficinas temáticas, mostras interativas, palestras e atividades práticas. As ações serão planejadas em conjunto pelas equipes técnicas da Fundação Egberto Costa, da Seduc e da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITEC).
Também está prevista a realização de formações continuadas para professores, com conteúdos específicos para cada faixa etária e etapa de ensino, com o intuito de ampliar o uso de recursos pedagógicos interdisciplinares que estimulem o aprendizado em ciência e tecnologia.
Durante a assinatura do termo, o secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, ressaltou que a medida está alinhada com os objetivos de melhoria dos indicadores de desempenho escolar, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo ele, a utilização de espaços como o planetário representa um meio de proporcionar experiências significativas aos estudantes.
O diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, destacou que, apesar de o espaço já ter recebido mais de 650 mil visitantes, a participação dos alunos da rede pública municipal ainda é reduzida, com menos de 20% do total. Coelho afirmou que o planetário é um recurso didático eficaz, especialmente no ensino de astronomia e ciências em geral, com projeções de filmes educativos e conteúdos interativos.
A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de representantes da Fundação Egberto Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da equipe técnica responsável pelo planejamento das ações conjuntas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




