O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), iniciou a entrega de mais de 350 mil livros para apoiar a alfabetização de crianças na idade adequada em todos os 417 municípios baianos. A ação integra o Programa Bahia Alfabetizada, lançado recentemente, com investimento estimado em R$ 6 milhões.
Lide e objetivos do programa
O Programa Bahia Alfabetizada estabelece uma política pública permanente, em parceria com municípios, para intensificar a alfabetização na idade certa. O programa oferece suporte técnico, pedagógico e financeiro, incluindo recursos, materiais didáticos, capacitação de professores e acompanhamento do progresso dos alunos por meio de avaliações periódicas.
Helaine Souza, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, ressaltou que a iniciativa visa alfabetizar todas as crianças até os sete anos.
“A entrega do material didático complementar é mais uma ação do programa, que atenderá estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental”, afirmou.
Material didático ALFABAHIA
O material distribuído, ALFABAHIA: Brincando com a Linguagem, é voltado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e organiza propostas pedagógicas com foco em ludicidade, oralidade, leitura e escrita, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Referenciais Curriculares da Bahia.
Composto por sequências didáticas, jogos, textos literários e atividades interativas, o material coloca a criança no centro do aprendizado, potencializando práticas pedagógicas de alfabetização e promovendo experiências significativas com a linguagem oral e escrita. O recurso também visa recompor aprendizagens essenciais, apoiar o planejamento docente e fortalecer a autonomia leitora e escritora das crianças.
Além disso, o ALFABAHIA valoriza a ludicidade, a cultura local e a diversidade linguística, colaborando para a formação de sujeitos críticos e socialmente engajados, em consonância com as políticas públicas de alfabetização do Estado.
Distribuição do material
Os livros serão entregues em todos os 417 municípios, em articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e as Secretarias Municipais de Educação. A distribuição prevê:
-
1º ano: 163.247 livros para estudantes e 7.855 para professores;
-
2º ano: 166.267 livros para estudantes e 7.624 para professores.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




