Cabaceiras do Paraguaçu recebe 4ª edição da FLIPAR

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, inicia nesta quinta-feira (21/08/2025) a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu (FLIPAR) 2025, com o tema “Um Mundo Chamado Cordel”. O evento segue até 23 de agosto, com programação que inclui bate-papo literário, lançamento de livros e cordéis, oficinas e apresentações culturais, todas gratuitas.

Lide e programação inicial

A FLIPAR 2025 contará com atividades no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), antiga fazenda do poeta abolicionista, e em outros espaços da cidade renomeados em homenagem a cordelistas, como Espaço Cuíca de Santo Amaro e Espaço Cordelista Antônio Vieira. A abertura, às 8h30, terá apresentação da Fanfarra Municipal, seguida da palestra “Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger?”, com Hermano Guanaes, superintendente do IPHAN-Bahia.

Homenagem e FLIPAR +

O evento presta homenagem ao cordelista Pedro Braz, falecido em janeiro de 2025, com exposição sobre sua trajetória. A edição também inaugura a FLIPAR +, espaço voltado para público acima de 50 anos, com atividades específicas, incluindo aula e roda de conversa conduzida pela jornalista e escritora Márcia Moreira, que apresentará seu livro VIDA+LEVE.

Participação de cordelistas

Cordelistas como Jotacê Freitas e Carlos Silva participarão de mesas de debate, apresentações de folhetos e livros, além de oficinas e contação de histórias. O presidente do Instituto Preservar, Mário Lima, ressalta que a FLIPAR transforma a cidade em um espaço dedicado à literatura de cordel, promovendo troca de saberes e preservação cultural.

Apresentações culturais e shows

O palco principal, Pedro Braz, receberá apresentações musicais, incluindo:

  • 21/08: Grupo PsiCORDÉLico (cordel com rock, samba, reggae e forró)

  • 22/08: Salve a Cultura Popular e Recôncavo Experimental com J. Velloso

  • 23/08: Priscila Salles, Novo Xote e atração surpresa

Lançamentos de livros e cordéis

A FLIPAR contará com lançamentos diários, como:

  • 21/08: Cordel em homenagem ao cineasta Roque Araújo (Franklin Maxado) e Caminheiro Prodígio (Carlos Silva)

  • 22/08: O ouro da vida (Luiz Natividade) e Um Olhar Sobre a Consciência Ambiental (Domingos Santeiro)

  • 23/08: Manoel e o Encantado Corde (Paula Anias), Erramos no Simples (Sandra Rosa da Cruz) e Meus Amores, Minhas Dores (Juliana Maciel)

Além disso, a programação inclui mostra estudantil, contação de histórias, oficinas de xilogravura em parceria com a Fundação Hansen Bahia e oficinas de cordel conduzidas por Juliana Maciel.

Expectativa e público

Para o prefeito de Cabaceiras, Pedro de Paulino, a FLIPAR consolidou-se como um dos principais eventos literários do Recôncavo, atraindo em 2024 mais de 17 mil visitantes, incluindo estudantes de cidades vizinhas. Para 2025, a expectativa é superar este público, fortalecendo a difusão da literatura de cordel e a cultura local.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading