Comissão da Câmara dos Deputados aprova criação do Programa Nacional de Moradia por Autogestão

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão. A proposta define as diretrizes para o associativismo e cooperativismo habitacionais com o objetivo de estimular a produção coletiva de moradias.

De acordo com o texto, o programa deve priorizar famílias de baixa renda, financiando estudos, projetos, obras de moradias novas, reformas, urbanização e regularização fundiária para famílias com renda mensal de até R$ 2.850 em áreas urbanas e renda anual de até R$ 40 mil em áreas rurais. Essas faixas correspondem às categorias do programa Minha Casa, Minha Vida e do Programa Nacional de Habitação Rural.

A autogestão será realizada por meio de cooperativas e associações sem fins lucrativos, que controlarão as obras. Ao término dos projetos, as moradias serão registradas em regime de propriedade coletiva, em nome dos associados e das entidades organizadoras.

O substitutivo aprovado foi apresentado pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA) e unificou as propostas iniciais (PL 20/20 e PL 4216/21). Ramos destacou que o projeto incorpora sugestões da União Nacional por Moradia Popular, aprovada em 2021, e ressaltou que a autogestão permite a participação social e o exercício da cidadania no direito à moradia.

Diretrizes e medidas adicionais

O texto também prevê:

  • O desenvolvimento dos empreendimentos de autogestão de forma ambientalmente sustentável, visando reduzir impactos e economizar recursos naturais;

  • A possibilidade de as cooperativas habitacionais realizarem múltiplos empreendimentos, simultânea ou sucessivamente;

  • Que associações não precisarão de registro prévio em cartório de Registro de Imóveis;

  • A redução de 50% nos emolumentos cartoriais para construções em regime de mutirão;

  • A criminalização do uso de cooperativas habitacionais para encobrir atividades econômicas com fins lucrativos, com pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Próximas etapas

Após a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Urbano, o projeto seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para que o programa se torne lei, é necessário que a Câmara e o Senado aprovem o texto.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading