Espetáculo “Vovô” será apresentado em Terreiro reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em Lauro de Freitas

A nova temporada do espetáculo “Vovô” chega a Lauro de Freitas com apresentação no Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro, no próximo domingo (17/08/2025), às 18h. A iniciativa integra o projeto “Raízes que Povoam”, que leva arte e ancestralidade a terreiros de candomblé em quatro cidades baianas, incluindo Camaçari e Santo Amaro, com sessões gratuitas.

No mesmo dia (17/08/2025), das 14h às 16h, será realizado um workshop de introdução à produção cultural, exclusivo para membros do terreiro, conduzido por Nell Araújo, fundador do IAC-BA e do Teatroescola. O workshop abordará elaboração de projetos, comunicação, gestão financeira e estratégias para fortalecimento da cultura de terreiro. Tanto o espetáculo quanto o workshop contarão com acessibilidade em Libras.

O Babalorixá Igor de Odé, líder espiritual do terreiro, destacou que a realização do espetáculo fortalece a visibilidade das narrativas afro-brasileiras, contribui para o sentimento de pertencimento da comunidade e reforça o papel dos terreiros na preservação da cultura negra. Segundo ele, a iniciativa também promove diálogo intergeracional, envolvendo jovens e anciãos na transmissão de saberes e memórias.

O espetáculo foi co-criado por Rafa Martins, que interpreta a montagem junto com Pedro Zaki. Criado em abril de 2021 durante a pandemia, inicialmente em formato virtual, o projeto ganhou adaptação presencial em 2023 sob direção de Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum. A dramaturgia aborda temas como amor, cuidado, respeito, memória e resistência e é apresentada em terreiros, ambientes que dialogam diretamente com o conteúdo da peça.

O Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú, fundado em 1984 pela Yalorixá Elza Neves – Oyá Sojú, possui 41 anos de tradição e segue a linha da nação Ketu, sob liderança do Babalorixá Igor de Odé desde 2014. Localizado no bairro Areia Branca, o terreiro foi tombado oficialmente em 2022 como Patrimônio Cultural Imaterial Afro-Brasileiro, destacando sua relevância para a preservação da cultura africana no Brasil.

Além da função religiosa, o terreiro mantém projetos sociais, como cozinha solidária e Prato Solidário, que atende aproximadamente 220 pessoas três vezes por semana, em parceria com Bahia Sem Fome e Humana Brasil, promovendo segurança alimentar e nutricional na comunidade.

O Babalorixá Igor de Odé ressaltou que os terreiros de candomblé são guardadores de saberes ancestrais, línguas, cantos, mitos e práticas culturais, atuando como espaços de acolhimento, resistência e reconstrução identitária para a população negra.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Espetáculo “Vovô” será apresentado em Terreiro reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em Lauro de Freitas”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading