O Festival CAJU de Leitores, em sua 4ª edição, acontecerá de 2 a 5 de setembro de 2025, na Oca Tururim, localizada no Centro Cultural Indígena Pataxó da Aldeia Xandó, Território Indígena Barra Velha, próximo a Caraíva, em Porto Seguro (BA). O evento passa a integrar o calendário cultural e educativo do município e terá como tema central “A Voz da Terra”.
A programação do festival contará com contação de histórias, apresentações artísticas, feira de livros, varal literário e rodas de conversa com escritores, lideranças indígenas, artistas e pesquisadores da literatura indígena de diferentes regiões do país. As atividades serão distribuídas em dois palcos instalados na Oca Tururim: o Palco Maria Coruja e o Palco Cacique Sabará, ambos nomeados em homenagem a lideranças indígenas.
O anfitrião do evento será o escritor e liderança Sairi Pataxó, que receberá os convidados indicados pelos curadores Trudruá Dorrico Macuxi e Edson Kayapó. Entre os participantes confirmados estão Adriana Pesca, Auritha Tabajara, Ajurú Pataxó, Aline Mebengokré, Gabriela Rodella, Liça Pataxoop, Lucia Tucuju, Marcos Terena, Nitxinawã Pataxó, Thaiz Pataxó, Thyrry Yatsô, Vãngri Kaingang e Yamaluí Kuikuro.
Identidade visual e participação escolar
A identidade visual desta edição foi desenvolvida pelo artista Tucunã Pataxó, com inspiração em oficinas artísticas realizadas na Escola Indígena Pataxó Xandó. O desenho do estudante Carlos Augusto Ferreira Cardoso deu origem às artes que ilustram o festival. A escola terá papel de destaque no acolhimento dos participantes, recebendo instituições de ensino da região e universidades.
Com a oficialização do evento no calendário de educação de Porto Seguro, o festival espera ampliar a presença de escolas não-indígenas, fortalecendo a integração entre saberes tradicionais e acadêmicos.
Programação complementar
Antes do festival, em sábado (30/08/2025), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoverá a II Jornada de Literaturas Indígenas, no Centro de Cultura de Porto Seguro, das 9h30 às 16h30. A atividade será gratuita, voltada para professores e estudantes, com participação de Trudruá Macuxi e Edson Kayapó.
Durante o festival, haverá ainda saraus, mesas de autógrafos, lançamentos de livros, feira de artesanato, apresentações musicais e rituais tradicionais. Também serão exibidos trabalhos do artista Valdemy Sisnande, reforçando a diversidade cultural da programação.
O Festival CAJU de Leitores é uma realização da Savá Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal, via Lei Rouanet, e patrocínio da Neoenergia Coelba, Instituto Neoenergia e Itaú Unibanco. A iniciativa conta ainda com apoio institucional da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro e parceria acadêmica da UFSB.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




