FLIPAR 2025 divulga programação oficial e celebra o cordel em Cabaceiras do Paraguaçu

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu sediará, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2025, a 4ª edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu (FLIPAR 2025). Com o tema “Um Mundo Chamado Cordel”, o evento terá três dias de atividades gratuitas, incluindo bate-papos literários, lançamentos de livros e cordéis, contação de histórias, oficinas e apresentações culturais.

O lançamento da programação oficial ocorreu em terça-feira (05/08/2025), na Cidade da Cultura, em Feira de Santana, e contou com apresentações de cordelistas e da banda Psicordélicos. A escolha do município para sediar o lançamento se deu por ser um dos principais polos de cordelistas do Nordeste.

A edição 2025 homenageia Pedro Braz, poeta local falecido em janeiro, que terá uma exposição assinada pela artista Tatiana Galeão e dará nome ao palco principal das apresentações musicais. Entre os shows, estão confirmados o Grupo PsiCORDÉLico, no dia 21/08 às 21h; o projeto Salve a Cultura Popular e a banda Recôncavo Experimental com J. Velloso, em 22/08; e, no último dia, Priscila Salles, Novo Xote e uma atração surpresa.

O Parque Histórico Castro Alves, local de nascimento do poeta abolicionista, receberá grande parte da programação, com espaços batizados em homenagem a cordelistas como Cuíca de Santo Amaro, Antônio Vieira, Juraci Dórea e Patativa do Assaré. O evento também contará com palestras, como “Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger?”, ministrada por Hermano Guanaes (IPHAN-BA), e debates sobre o uso do cordel na educação, com o poeta e educador Jotacê Freitas.

A programação inclui ainda lançamentos de cordéis e livros, como o cordel de Franklin Maxado em homenagem a Roque Araújo, o livro Caminheiro Prodígio de Carlos Silva, o cordel O Ouro da Vida de Luiz Natividade e Um Olhar Sobre a Consciência Ambiental, de Domingos Santeiro. Além disso, haverá mostra estudantil e oficinas de xilogravura em parceria com a Fundação Hansen Bahia.

O evento é realizado pelo Instituto Preservar em parceria com a Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu e espera superar o público de 17 mil visitantes registrado em 2024, com participação de estudantes de várias cidades do Recôncavo. Mais informações estão disponíveis no site festaliterariaflipar.com.br e no Instagram @fliparcabaceiras.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading