A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) avançaram, nesta segunda-feira (11/08/2025), nas negociações de um acordo com a Fundação Zayed e a Al Foah Company, dos Emirados Árabes Unidos, para a implantação de um projeto inédito de produção de tâmaras no semiárido baiano. A iniciativa prevê investimento de US$ 4 milhões em cinco anos, com plantio inicial de 10 mil mudas da fruta.
A reunião virtual discutiu os termos do acordo de cooperação técnica, que deve ser formalizado durante a COP 30, prevista para novembro, em Belém (PA). O documento abrangerá transferência de tecnologia, capacitação de Adabagricultores e assistência técnica especializada para viabilizar o cultivo em áreas de clima seco e quente, favorável à tamareira (Phoenix dactylifera).
Em julho, chegaram ao estado 100 mudas de tamareiras, de 12 variedades diferentes, enviadas pelos Emirados Árabes. Após passarem por quarentena no Cenargen/Embrapa, em Brasília, e inspeção da Adab, as plantas foram liberadas para distribuição em áreas aptas ao cultivo.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, afirmou que o projeto busca consolidar a Bahia como polo produtor de tâmaras no Brasil, com impacto na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Já o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes, destacou que a introdução da cultura está sendo conduzida com atenção à segurança fitossanitária e ao manejo sustentável, ressaltando a viabilidade econômica para agricultores do semiárido.
De acordo com estudos técnicos, a tamareira começa a produzir entre quatro e seis anos após o plantio e, na maturidade, pode render até 70 kg de frutos por ano. O Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa) aponta que as importações brasileiras de tâmaras cresceram mais de 450% na última década, passando de 776 toneladas para mais de 4,3 mil toneladas anuais, o que indica oportunidade de substituição de importações e expansão no mercado interno e externo.
Participaram do encontro a assessora técnica da Seagri, Waleska Viana, a representante da Embaixada dos Emirados Árabes, Nobienne Freire, e o diretor de Parcerias Estratégicas da Fundação Zayed, Mohammad Amin.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




