A cidade de Hiroshima, no Japão, marcou nesta quarta-feira (06/08/2025) o 80º aniversário do bombardeio atômico lançado pelos Estados Unidos em 1945, em um ato que matou mais de 78 mil pessoas imediatamente e deixou dezenas de milhares de vítimas posteriores devido a queimaduras e exposição à radiação. A cerimônia oficial reuniu sobreviventes hibakusha, autoridades japonesas e representantes internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o evento, uma mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, foi lida pela alta representante para o Desarmamento, Izumi Nakamitsu, destacando a necessidade de reforçar os esforços globais por um mundo livre de armas nucleares. Ele citou como símbolo de esperança o Prêmio Nobel da Paz concedido à Nihon Hidankyo, organização japonesa formada por sobreviventes e dedicada à eliminação de armamentos nucleares.
O ataque a Hiroshima em 06/08/1945 é considerado um marco na história mundial por ter cruzado um limite sem precedentes no uso de armas de destruição em massa. Segundo Guterres, recordar o passado é essencial para construir a paz hoje e no futuro, e o testemunho dos hibakusha deve continuar inspirando políticas de desarmamento e prevenção de conflitos nucleares.
A ONU reforçou que o compromisso de erradicar a ameaça nuclear segue amparado pelo “Pacto para o Futuro”, acordo internacional firmado em 2024 que renova as metas de desarmamento global. O secretário-geral também fez um apelo para que os países cumpram suas promessas de eliminação gradual dos arsenais nucleares, utilizando a resiliência de Hiroshima como exemplo para novas gerações.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




