O Hospital Regional da Chapada (HRC), gerido pela Fundação Fabamed e vinculado à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), realizou na última semana um procedimento endoscópico considerado avanço no atendimento aos pacientes da unidade. O hospital, referência para Seabra e outras 10 cidades da Chapada Diamantina, executou uma endoscopia digestiva alta com aplicação de clipe metálico para controle de hemorragia grave.
O procedimento foi conduzido pelo gastrocirurgião Adriano Pires e tratou uma Lesão de Dieulafoy, lesão vascular rara que pode provocar sangramento digestivo severo. Segundo o diretor do HRC, a utilização do clipe metálico endoscópico foi fundamental para estancar o sangramento, evitando complicações fatais para o paciente. A tecnologia empregada garantiu o sucesso do tratamento em caráter de urgência.
Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado da Bahia, o Hospital Regional da Chapada conta com 96 leitos, incluindo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade presta atendimento 24 horas em urgência e emergência, além de dispor de centro de bioimagem, centro cirúrgico e ambulatório para diversas especialidades médicas.
O HRC atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece consultas e procedimentos em áreas como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral, fortalecendo a assistência na região da Chapada Diamantina.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




