A agricultura familiar de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebeu a Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas da Coopchapada, destinada a beneficiar, armazenar e distribuir morango, amora, framboesa, mirtilo e maracujá, aumentando a organização, a qualidade e o valor agregado dos produtos.
O morango é o principal destaque da produção, com expectativa de 6 mil quilos congelados e 15 mil quilos in natura por mês. A nova estrutura permitirá expandir a presença do produto no mercado nacional, atualmente abastecendo estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Minas Gerais, além de atender Salvador e outras regiões da Bahia.
A unidade beneficia diretamente a Coopchapada e entidades parceiras, como a Associação de Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina e a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores de Furados. Entre os investimentos realizados estão empilhadeira, balanças, lavadora automática de frutas, máquina para limpeza de morango, gerador de energia, sistema de energia solar, câmaras frigoríficas e caminhão baú, essenciais para modernizar o processo de produção e distribuição.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, afirmou que a unidade terá impacto significativo na região.
“A Coopchapada tem potencial para atender mil agricultores familiares, movimentando a economia de quatro municípios. Em 2024, foram produzidas 300 toneladas de morango e a meta para 2025 é ultrapassar 350 toneladas, com expansão de mercados em todo o Brasil”, declarou.
O presidente da Coopchapada, Cristiano Rocha, ressaltou a capacidade de triplicar a produção e ampliar a comercialização. Já o tesoureiro Daivan Bonfim destacou os ganhos financeiros para as famílias, afirmando que a unidade permitirá agregar valor à produção, aumentar a renda e melhorar a vida dos agricultores.
Paralelamente, o Governo do Estado autorizou a implantação de um projeto de produção de morango agroecológico em estufas, com investimento de R$ 919 mil, beneficiando 100 agricultores familiares. Também foram entregues dois tanques de resfriamento de leite com capacidade de mil litros cada, reforçando o apoio à agricultura familiar na região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




